Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de hoje (13), 20 guardas municipais de Londrina vão passar a utilizar como instrumento de trabalho, a chamada spark, dispositivo elétrico menos letal que permite a incapacitação temporária do agressor, facilitando a imobilização. As armas foram adquiridas pelo município ao valor de R$ 58 mil. Os guardas que vão portar as primeiras armas passaram por um treinamento em setembro do ano passado, durante a realização do curso de polícia comunitária, pelo Programa “Crack é Possível Vencer”. Amanhã eles vão passar por uma reciclagem, ministrada pelo guarda municipal Aroldo Alves, para recapitular técnicas de manuseio. Eles estarão no Tiro de Guerra, das 9 às 12 horas, para ouvir recomendações sobre o uso das armas.

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães de Souza, informou que após reciclagem os dispositivos já estarão nas ruas com a guarda municipal escolar, guarda municipal urbana comunitária, que vai para os distritos, com os supervisores e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Até setembro deste ano mais 127 armas como estas devem chegar ao município, desta vez com recursos do Governo Federal.

O coronel explicou que as armas menos letais só são usadas quando os guardas se deparam com pessoas agressivas, mas que não estão armadas. Ele explicou que eles agem com o uso progressivo de força, ou seja, primeiro tentam dialogar, se não houver resultado podem recorrer à imobilização com o dispositivo elétrico. “O objetivo da arma é imobilizar o agressor sem causar ferimentos, para depois algemá-lo e tomar as outras providências. Só será usada quando necessária, pois o objetivo não é matar ninguém e sim neutralizar”, explicou.  

Núcleo de Comunicação/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.