Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Penas vão de 11 anos e 4 meses a 14 anos e 4 meses. Justiça Federal também determinou confisco de bens dos condenados, revertidos à Caixa Econômica e Ministério da Saúde

O ex-deputado do Partido dos Trabalhadores (PT/PR) André Vargas, seu irmão Leon Denis Vargas e o publicitário Ricardo Hoffmann foram condenados, nesta terça-feira (22 de setembro), por crimes de corrupção (ativa e passiva) e lavagem de dinheiro. De acordo com a sentença da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, o ex-deputado deverá cumprir 14 anos 4 meses de prisão. Leon teve a pena fixada em 11 anos e 4 meses e Hoffmann em 12 anos e 10 meses.

A sentença foi proferida na ação penal nº 5023121-47.2015.404.7000, a partir de denúncia proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), em maio deste ano, em virtude de irregularidades em contratos de publicidade entre a Borghi Lowe e a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. O trio também foi condenado ao confisco de bens ou valores equivalentes ao "produto ou proveito do crime", criminal até completar o montante de R$ 1.103.950,12. O valor será revertido à Caixa Econômica Federal e ao Ministério da Saúde, a título de indenização dos danos.

Denúncia

De acordo com a denúncia do MPF, o esquema criminoso envolvia contratos de publicidade entre a agência Borghi Lowe e dois órgãos públicos: a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde. Segundo esses contratos, a agência deveria realizar “o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição” das campanhas de publicidade do ministério e da Caixa. Esses contratos eram obtidos com a influência do ex-parlamentar.

A Borghi Lowe selecionava produtoras que eram então subcontratadas pelos órgãos e, como intermediária, recebia cerca de 10% dos valores pagos aos subcontratadas, prática conhecida no mercado como “bônus de volume”. De acordo com a orientação do publicitário Ricardo Hoffmann, os bônus eram depositados nas contas das empresas Limiar Consultoria e Assessoria e LSI Soluções em Serviços Empresariais, controladas por André Vargas e seus irmãos, Leon e Milton Vargas.

As investigações comprovaram que tanto a Limiar como a LSI eram empresas “de fachada”, que só funcionavam para receber as vantagens indevidas prometidas ao ex-deputado pela influência na obtenção dos contratos de publicidade.

O Ministério Público Federal analisa a sentença condenatória, assim como a necessidade de interpor recurso.

Veja aqui a íntegra da denúncia.

Autos nº 5023121-47.2015.404.7000 - chave: 114579579715

Ascom/Procuradoria da República no Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.