Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura Municipal de Londrina anunciou ontem (30) a implantação do dispositivo de segurança preventiva para a mulheres conhecido como “botão do pânico”. A medida é em parceria com o governo do Estado e tem investimento de R$ 93.399,00 em recursos públicos, para doze meses de contrato e inclui a locação dos equipamentos, fiscalização dos acionamentos, monitoramento, captação, transmissão e gravação do áudio ambiente.

O deputado Cobra Repórter parabenizou o município pela implementação e destacou que continuará trabalhando para garantir os recursos para que o dispositivo chegue também aos idosos em situação de risco.

“Aprovamos um projeto de lei de minha autoria no ano passado estendendo o botão do pânico também para os idosos. Ele já funciona pelo APP 190, mas queremos que o dispositivo, como este que está sendo entregue às mulheres, seja disponibilizado também para os idosos”, reforçou.

Em Londrina

O botão do pânico, que deve se implementado no prazo de 30 dias, é importante instrumento de proteção para as mulheres com medida protetiva. Agora os servidores passarão por capacitação, será instalada a plataforma que vai receber e armazenar as ocorrências, mediante acionamento e localização via GPS e por fim os dispositivos serão entregues para as mulheres. O sistema também estará disponível em celulares smartphones, que ficarão com os agentes da Guarda Municipal.

Quando a mulher acionar o botão do pânico, imediatamente será repassado um alerta para a Central da Guarda Municipal, que irá destacar a equipe da Patrulha Maria da Penha mais próxima do endereço identificado pelo GPS. No ato do acionamento, o dispositivo portátil inicia a gravação em áudio, que poderá ser utilizado futuramente na esfera judicial contra o agressor.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Moura, até o final de 2019 Londrina contava com 3.700 mulheres detentoras de medida protetiva. Além do botão do pânico, o atendimento às mulheres vítimas de violência continua disponível pelo telefone da Guarda Municipal, 153.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.