Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acolhendo pedido da Coordenadoria de Recursos Criminais do Ministério Público do Paraná, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado determinou a execução provisória da pena de dois rapazes condenados em maio de 2014 pela prática de estupro de vulnerável.

A prisão já havia sido decretada, a pedido do Ministério Público, pela 3ª Vara Criminal de Londrina, com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que a execução da pena de prisão pode dar-se após decisão de segundo grau e que isso não ofende o princípio constitucional da presunção de inocência. Os réus foram então presos, mas liberados cinco dias depois, graças a uma liminar concedida em sede de habeas corpus pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

No entanto, o TJPR, ao analisar novo pedido formulado pelo Ministério Público, restabeleceu a prisão, com fundamento no mesmo precedente do STF, uma vez que os réus já haviam sido condenados em primeira e segunda instâncias, independentemente da interposição de recursos pela defesa no Superior Tribunal de Justiça e no STF. Em consequência, foram expedidos mandados de prisão contra os condenados, para imediato cumprimento da pena. Os jovens encontram-se foragidos, e seus advogados entraram com pedido de reconsideração da decisão.

Histórico do caso

A vítima do estupro, ocorrido em 24 de maio de 2012 em Londrina, no Norte-Central paranaense, é uma universitária que, na data do crime, estava com os colegas de universidade em uma casa noturna da cidade. Conforme apurou na época a Promotoria de Justiça, em determinado momento, os réus se aproveitaram da impossibilidade de a vítima oferecer resistência, em função da ingestão de alguma substância, e a levaram a um motel. Lá, ambos mantiveram relação sexual com ela, sem seu consentimento, já que esta se encontrava em estado letárgico, de modo a configurar a vulnerabilidade.

Ascom/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.