Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

35 policiais militares da reserva passam a atuar para levar mais segurança no entorno das escolas. Iniciativa inovadora no Brasil, programa terá nesta fase inicial 51 colégios de Foz do Iguaçu, Londrina e Região Metropolitana de Curitiba.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na sexta-feira (17) o programa Escola Segura em Londrina, no Norte do Paraná. O colégio estadual Olympia Morais Tormenta, onde aconteceu a solenidade, e outras 17 escolas estaduais do município contam agora com policiais militares que atuarão diariamente para reforçar a segurança no período de aulas.

A proposta, ressaltou o governador, está em seu plano de governo e é inspirada em uma iniciativa implantada em Portugal. “A ideia é que policiais da reserva, que têm preparo e muitos anos de experiência, atuem para levar mais segurança no entorno das escolas, mais tranquilidade aos pais e também mais proteção aos alunos, aos professores e profissionais da educação”, disse.

“É um projeto inovador no Brasil. A seleção das unidades respeitou critérios técnicos, levando em conta o porte das cidades e os índices de criminalidade”, explicou Ratinho Junior.

Parceria entre as Secretarias da Educação e da Segurança Pública, o projeto prevê a presença de policiais militares da reserva remunerada nas escolas estaduais em dois turnos: das 7 às 15 horas e das 15 às 23 horas. Inicialmente participam 51 colégios de Foz do Iguaçu, de Londrina e da Região Metropolitana de Curitiba.

Serão 35 policiais nas escolas de Londrina. Em Foz do Iguaçu o programa foi lançado quinta-feira da semana passada (9). São oito colégios estaduais contemplados no município. Outros 25 colégios incluídos nesta fase inicial do projeto são da Região metropolitana de Curitiba.

O secretário da Educação, Renato Feder, explicou que o programa será expandido gradativamente, até chegar a todas as escolas da rede estadual. “Os policiais são orientados pelo time pedagógico para fazerem a parte da segurança e prevenção dentro das escolas. Com mais segurança, o ambiente de ensino fica muito melhor”, destacou.

Objetivo é inibir crimes e delitos e incentivar a participação da comunidade escolar em ações que inibam o tráfico e uso de drogas, violência, bullying e dano ao patrimônio público. “Temos muitos problemas no entorno, principalmente na entrada e saída das aulas. Os policiais já estão há duas semanas aqui e já podemos nos sentir mais seguros”, contou a diretora do colégio Olympia Morais Tormenta, Maria do Carmo Ambrósio.

Precioso

O prefeito Marcelo Belinati afirmou que a prefeitura já atua em parceria com a Polícia Militar para regularizar a sinalização de segurança nas escolas municipais. “O que temos de mais precioso é a vida de nossas crianças, é essa a preocupação do governo. A presença dos policiais vai ajudar professores, alunos e toda equipe escolar em casos críticos que demandem sua atuação”, disse.

Os policiais já estão atuando nos colégios de Londrina há duas semanas, segundo o militar Renato da Silva. “Para nós é uma satisfação ter essa oportunidade de retornar a um trabalho tão importante para a juventude e os estudantes de Londrina”, disse ele.

“Sou pai e vejo que as escolas precisam de segurança, isso me motivou para o trabalho”, afirmou o militar Élio Santana. “Estamos aqui para trazer uma outra realidade de segurança para os professores, alunos e para a comunidade”, afirmou ele.

O Escola Segura complementa o trabalho do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que fez o treinamento dos profissionais que atuarão nas unidades de ensino. Eles reforçarão ações preventivas, desenvolvendo atividades com alunos, professores, equipe pedagógica, pais e responsáveis.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell; o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos; os diretores do Fundepar, José Maria Ferreira; e do Detran, Cesar Kogut; os deputados federais Diego Garcia e Boca Aberta; e os deputados estaduais Tiago Amaral, Luiz Cláudio Romanelli, Cobra Repórter, Alexandre Curi e Boca Aberta Júnior.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.