Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começa, neste sábado (19), a 15ª Semana Municipal da Paz, promovida pelo Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e pela organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando. Diversas atividades estão agendadas em toda cidade até o dia 30 de setembro, com o tema “A importância do diálogo na construção da Paz”. A programação completa está disponível no site http://www.londrinapazeando.org.br. A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do evento.

Dentre as ações mais aguardadas na Semana pela Paz, está o 7º Abraço no Lago, que vai ocorrer no domingo (20), às 9 horas, no Lago Igapó 2. Em 2014 participaram cerca de três mil pessoas e, neste ano, os organizadores esperam um público ainda maior. No mesmo dia acontece a I Caminhada pela Paz das Religiões, e o trajeto começa às 9 horas, em frente ao colégio estadual Vicente Rijo, e encerra no lago Igapó 2 para que os participantes estejam no momento do abraço.

O coordenador da ONG Londrina Pazeando e diretor do Compaz, Luis Claudio Galhardi, explicou que é a primeira vez que diversas religiões, cristãs e não cristãs, participam em conjunto de um evento na cidade. “Mapeamos 20 religiões em Londrina e contamos com a maioria delas participando da caminhada, que é uma das formas de se trabalhar o diálogo inter-religioso e promover a cultura da paz em nossa cidade.”

Logo após o Abraço no Lago, será feito o plantio de 240 mudas de orquídeas nativas do Paraná, sob supervisão do departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com o Rotary Clube de Londrina.

Na segunda-feira (21), às 14 horas, será realizada no saguão da Prefeitura de Londrina, a cerimônia oficial de entrega da 13ª edição do livro Londrina Pazeando 2015, que é uma coletânea de textos, desenhos e relatos sobre a paz. Os trabalhos estão expostos, até o dia 30, na Mostra Compaz do Movimento Pela Paz e Não-Violência, na Biblioteca Infantil, na avenida Rio de Janeiro, 413. Os trabalhos foram produzidos por alunos, pais e professores de escolas municipais, estaduais e particulares de Londrina. Haverá uma noite de autógrafos na quarta-feira (23), às 19 horas, na Livraria Curitiba do shopping Catuaí.

Cultura da Paz – O Manifesto 2000 pela Cultura da Paz e Não Violência foi criado em assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) por um grupo de ganhadores do prêmio Nobel da Paz. Seus artigos buscam incentivar a prática de valores e atitudes que promovem a paz, como: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.

Em Londrina, o trabalho do Compaz teve início em 2007, e conta atualmente com representantes de 24 instituições que pretendem, dentre outras necessidades, promover e implementar o processo de cultura e educação para a paz no município. O conselheiro Luis Cláudio Galhardi cita que a participação de diversas entidades neste trabalho é primordial. “Não é possível promover a mudança da sociedade sem a participação de seus protagonistas. E a paz imposta por meio da força não prospera. Para alcançá-la, temos que praticar continuamente a solidariedade, o diálogo, o respeito à vida e a igualdade de direitos”, afirmou.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.