Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sete pessoas são assassinadas por hora no Brasil, segundo dados do Atlas da Violência 2017. A publicação aponta que, somente em 2016, ocorreram 61 mil mortes violentas intencionais no país (homicídios, mortes por intervenções policiais, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). No Paraná, o cenário nacional se repete, com algumas nuances e especificidades (leia mais abaixo). Diante dessa situação, e visando contribuir para a redução dos índices de violência no estado e para a solução de outras questões importantes relacionadas à área de segurança pública, o Ministério Público do Paraná instituiu o Gaesp, Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública com atuação preventiva e proativa, destinado a trabalhar, em âmbito estadual, pela prestação eficaz de serviços de segurança pública à sociedade.

O grupo, criado pela Procuradoria-Geral de Justiça por meio da Resolução 550/2018, é vinculado ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais. “O Gaesp representa uma nova e importante área de atuação especializada do Ministério Público do Paraná, e foi amplamente discutido antes de ser apresentado à sociedade. Ao grupo, que contará com membros da instituição qualificados na área, caberá diagnosticar e monitorar as ações de segurança pública no estado, de forma ampla e especializada. Com isso, o objetivo é identificar os principais gargalos existentes com base em informações precisas e, de forma planejada, promover as medidas necessárias à garantia de um serviço de segurança pública eficiente e que assegure direitos e garantias individuais dos cidadãos paranaenses”, destacou na última semana o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, por ocasião da assinatura da resolução que instituiu o grupo.

Atribuições

O Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do MPPR utilizará instrumentos voltados à promoção e tutela coletiva de direitos fundamentais e à efetivação de políticas públicas, como recomendações, audiências públicas, termos de ajustamento de conduta, ações civis públicas e de improbidade administrativa. O Gaesp terá atribuições de natureza administrativa, cível e criminal, podendo instaurar procedimentos administrativos, investigatórios e inquéritos, bem como apresentar ações e medidas judiciais e extrajudiciais necessárias.

“Nós precisávamos de um órgão no MP que pudesse trabalhar as questões de política de segurança pública de forma abrangente, que concentrasse questões alusivas à área que, muitas vezes, se pulverizavam nas Promotorias de Justiça, dificultando um trabalho uniforme e concentrado. A ideia é que o Gaesp possa reunir dados e oferecer suporte para as Promotorias e para a Procuradoria-Geral, e que tenhamos políticas próprias com relação à questão da segurança pública, de forma coletiva e em harmonia com os interesses de toda a sociedade”, destaca o procurador de Justiça Claudio Rubino Zuan Esteves, coordenador do Caop Criminal, do Júri e de Execuções Penais e do Gaesp.

A área de atuação do Gaesp será diversa, embora complementar, à do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que é responsável por investigações, atividades de combate e ações penais relacionadas ao crime organizado e ao controle externo da atividade policial. Para o procurador de Justiça e coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, a atuação “se distingue do típico controle externo da atividade policial porque tem um objetivo macro, mais amplo no sentido de que se pretende, a partir de estudos e dados, contribuir com órgãos de segurança para um objetivo final, que é melhorar esse serviço essencial do Estado. O Ministério Público, conforme prevê a Constituição, tem a obrigação de zelar para que esse serviço seja corretamente prestado, e um órgão do MP passará a se ocupar disso buscando a interlocução com órgãos que têm relevância para a atividade”, ressaltou.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.