Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), integrando força-tarefa juntamente com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) participa nesta terça-feira, 5 de outubro, do cumprimento de 17 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Progresso, voltada a desarticular organização criminosa com atuação a partir de presídios em diferentes estados do país. As ordens judiciais, autorizadas pela 5ª Vara Criminal de Londrina, são cumpridas em residências e unidades prisionais em diversos municípios paranaenses.
Treze dos alvos dos mandados de prisão já estavam presos ou foram detidos no curso da apuração – 12 no Paraná, sendo a maior parte em Londrina, e um no Centro de Detenção Provisória de Bauru (SP). Os outros quatro estavam em liberdade nos municípios de Londrina, Ivaiporã e Francisco Alves.
Apuração

As investigações que antecederam a deflagração da operação tiveram início em outubro de 2020, quando a Secretaria Estadual de Segurança Pública instaurou, na região de Londrina, uma força-tarefa com a participação de agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Departamento Penitenciário, em conjunto com o Ministério Público do Paraná. O objetivo é identificar e reduzir as fontes financeiras da organização, que utiliza principalmente o tráfico de drogas. A apuração teve como foco, portanto, a cúpula do grupo que geria a venda de drogas em prol da organização criminosa em todo o estado do Paraná, dentro e fora dos presídios.
Desde o início das investigações, foram efetuadas sete prisões decorrentes de mandados de prisão e 15 prisões em flagrante, além de cumpridos quatro mandados de busca que resultaram na apreensão de drogas (11 quilos de cocaína, 1,3 quilos de crack e 3,2  quilos de maconha), duas armas de fogo, munições e veículos.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.