Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde o dia 1º de Setembro, a Sercomtel passou a disponibilizar as chamadas para o número 153 da Guarda Municipal de Londrina (GM) de forma não tarifada. A mudança ocorreu em cumprimento a uma resolução da Anatel. Antes, o número era enquadrado como código de utilidade pública e tarifado como ligação local. Após a alteração, passou a ser um código emergencial gratuito. Dessa forma, a população poderá entrar em contato com a GM sem nenhum custo, tanto por telefone fixo como por celular, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A determinação da Anatel foi publicada no último dia 27 e é resultado da Lei nº 13.022 de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. De acordo com o presidente da Sercomtel, Christian Schneider, Londrina é a segunda cidade do país a oferecer este serviço. O prazo para que as operadoras de telefonia fixa e móvel façam a adequação é até o dia 24 de novembro deste ano. “Isto só foi possível porque a Sercomtel é uma empresa pertencente ao município e que está constantemente atenta à sua responsabilidade social”, destacou o presidente.

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, solicita que, diante da gratuidade do serviço, o número 153 não seja utilizado de maneira indevida. “Mesmo com a ligação tarifada, nós recebíamos alguns trotes e ligações desnecessárias. Isso prejudica e atrapalha o serviço da Guarda Municipal, que é atender solicitações como denúncias de pichações, despejo de lixo e materiais em locais inadequados, casos para a Patrulha Maria da Penha, entre outros”, informou.

Nas ligações cuja demanda não seja de competência da GM, o secretário esclarece que estas serão registradas e encaminhadas ao órgão responsável. “Caso seja necessário, a pessoa que ligar solicitando apoio será informada de que o caso vai ser repassado para a organização correta, como as Polícias Civil, Militar ou Corpo de Bombeiros”, explicou.

Para o gerente de Convênios, Projetos e Parcerias da Guarda Municipal, Marco Aurélio Pavan, é importante que o número 153 torne-se referência para a população. “A partir de agora, graças a alteração feita rapidamente pela Sercomtel, a comunidade poderá ligar gratuitamente, a qualquer momento, para ser atendida pela GM. Isso já ocorria com o número 199, da Defesa Civil, que também é atendido pela Guarda”, afirmou.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.