Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, vistam dez municípios do Estado durante o mês de março. O veículo leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

O programa é desenvolvido pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e oferece orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

São veículos preparados com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

“Políticas públicas como o Ônibus Lilás são importantes para prevenção e enfrentamento da violência. Essa trabalho contínuo de levar informações às mulheres é muito importante nesse processo”, destaca a diretora Goretti Bussollo.

Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

Confira o calendário do Ônibus Lilás para o mês de março. O endereço em cada cidade consta no site http://www.seds.pr.gov.br.

Pinhão
28/02 e 01 e 02/03

Curitiba
08/03
Calçadão da Rua XV, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pitanga
10/03

Pitanga/Barra Bonita
11/03

Cambira
13/03

Marilândia do Sul
15/03

Nova Esperança
18/03

Inajá
19/03

Tijucas do Sul
20/03

Arapoti
21 e 22/03

Paiçandu
24 e 25/03

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios