Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, vistam dez municípios do Estado durante o mês de março. O veículo leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

O programa é desenvolvido pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e oferece orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

São veículos preparados com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

“Políticas públicas como o Ônibus Lilás são importantes para prevenção e enfrentamento da violência. Essa trabalho contínuo de levar informações às mulheres é muito importante nesse processo”, destaca a diretora Goretti Bussollo.

Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

Confira o calendário do Ônibus Lilás para o mês de março. O endereço em cada cidade consta no site http://www.seds.pr.gov.br.

Pinhão
28/02 e 01 e 02/03

Curitiba
08/03
Calçadão da Rua XV, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pitanga
10/03

Pitanga/Barra Bonita
11/03

Cambira
13/03

Marilândia do Sul
15/03

Nova Esperança
18/03

Inajá
19/03

Tijucas do Sul
20/03

Arapoti
21 e 22/03

Paiçandu
24 e 25/03

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.