Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura, TJ/PR e governo federal vão ampliar proteção a mulheres vítimas de violência

O município passará a contar com patrulha especializada para acompanhar e garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência (instrumento jurídico para reprimir a prática de violência contra a mulher). Para a concretização da medida, será firmado um convênio entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Paraná. Além disso, para viabilizar a operação o governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, irá ceder duas viaturas.

A novidade é resultado de reunião que ocorreu no Gabinete do Prefeito, ontem (10), da qual participaram, além do prefeito Alexandre Kireeff, os secretários municipais Sônia Medeiros (Políticas para as Mulheres) e Coronel Rubens Guimarães (Defesa Social); a desembargadora Denise Kruger, a juíza da Vara Maria da Penha, Zilda Romero; a delegada da mulher, Geanne Aparecida dos Santos; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista; dentre outras autoridades.

Em princípio, o município vai capacitar 20 guardas municipais e formar equipes mistas, que farão visitas periódicas às mulheres vítimas de violência às quais o Judiciário deferiu medida protetiva. A desembargadora Denise Kruger ressaltou que para a atuação da Patrulha são necessários o consentimento da mulher e o agressor ser indiciado. Suponha-se, por exemplo, que o agressor de uma vítima amparada por medida protetiva não tenha sido intimidado. Nesse caso, a Patrulha não irá atuar.

Em Londrina, atualmente 1900 mulheres são acolhidas por medida protetiva.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.