Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Polícia Militar do Paraná completa 163 anos em agosto e diversas ações serão promovidas para comemorar a data. Além de solenidades militares, haverá atividades de integração com a comunidade, doação de sangue, concerto da Banda de Música, celebrações religiosas e competições esportivas, entre outras. O objetivo, além de homenagear a corporação, é aproximar população e PM.

As comemorações serão iniciadas com um jantar dançante no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, na sexta-feira (28/07). A festividade, que também comemora o aniversário da Associação da Vila Militar, é aberta para todos os oficiais e praças da corporação, familiares, amigos e a comunidade em geral. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (41) 3075-8231.

Na segunda-feira (31), integrantes do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) visitarão o Lar de Idosos ABAVN, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os policiais farão diversas atividades com os moradores, visando aplicar os conceitos de policiamento comunitário e a aproximação com a comunidade. O BPGd também convidou seus militares estaduais para uma doação de sangue no Hemepar na sexta-feira (04/08).

Durante o mês comemorativo também haverá a troca de comando de algumas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira (28/07) será do Regimento de Polícia Montada; na segunda-feira (31/07) do 3º Comando Regional da PM; na terça-feira (1º/08) do Comando do Corpo de Bombeiros; na quarta-feira (02/08) do 7º Grupamento dos Bombeiros e na sexta-feira (04/08) do 2º Grupamento dos Bombeiros.

MÚSICA - Um dos eventos mais esperados na comemoração do aniversário da Polícia Militar é o concerto da Banda de Música, que fará seu tradicional espetáculo nos dias 1º e 2 de agosto, no Teatro Guaíra, na Capital. A apresentação, que neste ano terá como tema Clássicos Infantis, contará com a participação de integrantes das bandas do Cindacta II, do 20º BIB do Exército e de outros artistas. Durante o concerto haverá uma performance de artistas caracterizados de personagens infantis.

Na terça-feira (08/08) ocorre a apresentação da Banda de Música do CPM, às 20 horas, no Canal da Música, no Bairro Mercês. O concerto será composto por canções infantis.
MISSAS – Haverá duas celebrações religiosas em homenagem aos policiais e bombeiros militares que morreram em serviço. Na quinta-feira (03/08) acontece a Missa em Ação de Graças na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Tingui, e na quarta-feira (09/08) o Culto em Ação de Graças Igreja Adventista do Boqueirão.

ESPORTES – No sábado (05/08) haverá o Passeio Motociclístico aberto à população, com saída do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, e chegada em Paranaguá (PR). No mesmo dia ocorre o III Torneio AVM de Xadrez no Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro Portão. Entre 16 e 18 de agosto acontece um Torneio de Tiro e Técnica Policial Militar na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.

Também compõem o calendário de comemorações a 21ª Corrida Pedestre da PMPR - Prova Coronel Sarmento, em 13 de agosto, com largada do Quartel do Comando-Geral, Capital do Estado. Todos os atletas que concluírem a prova receberão uma medalha de participação especial. Do 1º ao 5º lugar geral (masculino e feminino), nas modalidades 10 km comunidade, 10 km militares, 5 km e 5 km fardado, ganharão um troféu especial. Já na categoria 10 km por faixa etária serão agraciados do 1º ao 3º colocado e também o 1º l ugar para o Batalhão e Assessoria na modalidade de 5 km em pelotão.

OFICIAL - Em 10 de agosto, na Academia Policial Militar do Guatupê, será realizada a tradicional solenidade em comemoração aos 163 anos da PM, com entrega da Medalha de Sangue, da Medalha Honra ao Mérito Escolar Coronel João Gualberto e da Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze. O evento encerra com o desfile de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira (07/08) haverá uma solenidade em alusão aos 57 anos de criação do Colégio da Polícia Militar (CPM), uma das instituições de ensino mais respeitadas do Paraná. O evento será na sede do colégio às 19h30, no bairro Portão.

Na sexta-feira (11/08), às 8h, a PMPR fará uma cerimônia no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR), para comemorar o Dia dos Pais. O objetivo do evento é homenagear os militares estaduais que são pais e diariamente enfrentam ocorrências de alta periculosidade para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Na quinta-feira (17/08) haverá um almoço na APMG para homenagear os militares estaduais, oficiais e praças que hoje se encontram-se na reserva.

ESCOLAS - A Polícia Militar também dará continuidade, durante o mês de agosto, ao projeto Polícia Militar na Escola, iniciado no ano passado. A ação acontecerá nos dias 07, 08, 09, 11 e 12 e tem o objetivo fazer um trabalho sociocultural nas escolas. Trata-se de uma parceria entre a PMPR, a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação. As atividades contam com a apresentação da Banda de Música da PM, práticas ambientais, pinturas, orientações sobre o hasteamento da bandeira, Hino Nacional e Hino do Paraná, provas lúdicas de desafios com cordas; cães adestrados; cavalos.

Em todo o Estado as unidades da PM farão seus eventos e solenidades especiais em alusão aos 163 anos da Corporação. Em 12 de agosto acontece o baile e jantar no Clube Pinheiros, em Pato Branco. Assim como no ano passado, também haverá a apresentação da Banda de Música da PM com seu concerto sobre Clássicos Infantis em algumas cidades.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios