Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Polícia Militar do Paraná completa 163 anos em agosto e diversas ações serão promovidas para comemorar a data. Além de solenidades militares, haverá atividades de integração com a comunidade, doação de sangue, concerto da Banda de Música, celebrações religiosas e competições esportivas, entre outras. O objetivo, além de homenagear a corporação, é aproximar população e PM.

As comemorações serão iniciadas com um jantar dançante no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, na sexta-feira (28/07). A festividade, que também comemora o aniversário da Associação da Vila Militar, é aberta para todos os oficiais e praças da corporação, familiares, amigos e a comunidade em geral. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (41) 3075-8231.

Na segunda-feira (31), integrantes do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) visitarão o Lar de Idosos ABAVN, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os policiais farão diversas atividades com os moradores, visando aplicar os conceitos de policiamento comunitário e a aproximação com a comunidade. O BPGd também convidou seus militares estaduais para uma doação de sangue no Hemepar na sexta-feira (04/08).

Durante o mês comemorativo também haverá a troca de comando de algumas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira (28/07) será do Regimento de Polícia Montada; na segunda-feira (31/07) do 3º Comando Regional da PM; na terça-feira (1º/08) do Comando do Corpo de Bombeiros; na quarta-feira (02/08) do 7º Grupamento dos Bombeiros e na sexta-feira (04/08) do 2º Grupamento dos Bombeiros.

MÚSICA - Um dos eventos mais esperados na comemoração do aniversário da Polícia Militar é o concerto da Banda de Música, que fará seu tradicional espetáculo nos dias 1º e 2 de agosto, no Teatro Guaíra, na Capital. A apresentação, que neste ano terá como tema Clássicos Infantis, contará com a participação de integrantes das bandas do Cindacta II, do 20º BIB do Exército e de outros artistas. Durante o concerto haverá uma performance de artistas caracterizados de personagens infantis.

Na terça-feira (08/08) ocorre a apresentação da Banda de Música do CPM, às 20 horas, no Canal da Música, no Bairro Mercês. O concerto será composto por canções infantis.
MISSAS – Haverá duas celebrações religiosas em homenagem aos policiais e bombeiros militares que morreram em serviço. Na quinta-feira (03/08) acontece a Missa em Ação de Graças na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Tingui, e na quarta-feira (09/08) o Culto em Ação de Graças Igreja Adventista do Boqueirão.

ESPORTES – No sábado (05/08) haverá o Passeio Motociclístico aberto à população, com saída do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, e chegada em Paranaguá (PR). No mesmo dia ocorre o III Torneio AVM de Xadrez no Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro Portão. Entre 16 e 18 de agosto acontece um Torneio de Tiro e Técnica Policial Militar na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.

Também compõem o calendário de comemorações a 21ª Corrida Pedestre da PMPR - Prova Coronel Sarmento, em 13 de agosto, com largada do Quartel do Comando-Geral, Capital do Estado. Todos os atletas que concluírem a prova receberão uma medalha de participação especial. Do 1º ao 5º lugar geral (masculino e feminino), nas modalidades 10 km comunidade, 10 km militares, 5 km e 5 km fardado, ganharão um troféu especial. Já na categoria 10 km por faixa etária serão agraciados do 1º ao 3º colocado e também o 1º l ugar para o Batalhão e Assessoria na modalidade de 5 km em pelotão.

OFICIAL - Em 10 de agosto, na Academia Policial Militar do Guatupê, será realizada a tradicional solenidade em comemoração aos 163 anos da PM, com entrega da Medalha de Sangue, da Medalha Honra ao Mérito Escolar Coronel João Gualberto e da Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze. O evento encerra com o desfile de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira (07/08) haverá uma solenidade em alusão aos 57 anos de criação do Colégio da Polícia Militar (CPM), uma das instituições de ensino mais respeitadas do Paraná. O evento será na sede do colégio às 19h30, no bairro Portão.

Na sexta-feira (11/08), às 8h, a PMPR fará uma cerimônia no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR), para comemorar o Dia dos Pais. O objetivo do evento é homenagear os militares estaduais que são pais e diariamente enfrentam ocorrências de alta periculosidade para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Na quinta-feira (17/08) haverá um almoço na APMG para homenagear os militares estaduais, oficiais e praças que hoje se encontram-se na reserva.

ESCOLAS - A Polícia Militar também dará continuidade, durante o mês de agosto, ao projeto Polícia Militar na Escola, iniciado no ano passado. A ação acontecerá nos dias 07, 08, 09, 11 e 12 e tem o objetivo fazer um trabalho sociocultural nas escolas. Trata-se de uma parceria entre a PMPR, a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação. As atividades contam com a apresentação da Banda de Música da PM, práticas ambientais, pinturas, orientações sobre o hasteamento da bandeira, Hino Nacional e Hino do Paraná, provas lúdicas de desafios com cordas; cães adestrados; cavalos.

Em todo o Estado as unidades da PM farão seus eventos e solenidades especiais em alusão aos 163 anos da Corporação. Em 12 de agosto acontece o baile e jantar no Clube Pinheiros, em Pato Branco. Assim como no ano passado, também haverá a apresentação da Banda de Música da PM com seu concerto sobre Clássicos Infantis em algumas cidades.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.