Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Justiça recebeu, na última semana, denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná contra 39 pessoas envolvidas na Operação Sucupira – que apurou desvios de recursos públicos na prefeitura municipal de São Jerônimo da Serra –, iniciando, assim, o processo penal.

Além disso, determinou o afastamento de nove agentes públicos de suas funções junto ao Município, inicialmente pelo prazo de 120 dias: um dos filhos e a esposa do prefeito, o então chefe de gabinete e de relações institucionais; o responsável, à época, pela tesouraria e pelas finanças, dois outros funcionários municipais e três vereadores.

Também foram suspensos os contratos de 16 envolvidos e suas respectivas empresas com o Município, além de novos pagamentos, até que sejam integralmente apuradas as pendências entre o Poder Municipal e as referidas empresas.

A decisão do juiz da comarca de São Jerônimo da Serra confirmou as prisões preventivas de três acusados, e o afastamento, neste caso, deve ser aplicado apenas a partir do momento em que os acusados forem eventualmente colocados em liberdade.

Operação Sucupira

No final de agosto de 2014, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina e a Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra denunciaram à Justiça 39 pessoas envolvidas em um esquema criminoso para desvios de recursos públicos na prefeitura municipal de São Jerônimo da Serra. Na denúncia é atribuída ao grupo a participação em 73 fatos criminosos, em datas diversas, que envolvem os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa.

Também no início de setembro, o MP-PR ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça individualmente contra o prefeito municipal de São Jerônimo da Serra pelos mesmos crimes. O desmembramento se deve à prerrogativa de foro. O Tribunal ainda não se manifestou sobre o recebimento desta denúncia e sobre as demais medidas cautelares.

Ascom/MP/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.