Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O equipamento, que já monitorou mais de 250 mil detentos em todos o país, capta a localização dos satélites de GPS, calcula suas coordenadas de latitude e de longitude, e verifica se a pessoa está cumprindo as regras determinadas pela Justiça.

Mais de 40 mil detentos de 16 estados brasileiros utilizam tornozeleiras eletrônicas cuja qualidade é aprovada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A Spacecom, maior empresa de monitoramento de sentenciados da América Latina, com sede em Curitiba, busca os serviços de avaliação de conformidade do Instituto há dez anos.

O equipamento, que já monitorou mais de 250 mil detentos em todos o país, capta a localização dos satélites de GPS, calcula suas coordenadas de latitude e de longitude, e verifica se a pessoa está cumprindo as regras que a Justiça determinou.

A tornozeleira é concedida a pessoas em duas situações: as que já foram condenadas e evoluíram do regime fechado para o semiaberto ou para pessoas que ainda estão respondendo a processo mas não precisariam ficar necessariamente presas.

Antes de ser disponibilizada aos estados ? o Paraná é uma das 16 unidades federativas que utiliza o equipamento ?, a Spacecom envia amostras de tornozeleiras eletrônicas ao Tecpar para duas avaliações: de tração e de temperatura.

Como funciona

O teste de tração é feito em dois momentos: na primeira etapa, os técnicos do Tecpar avaliam, após "esticarem" a tornozeleira com equipamentos durante dois minutos em elevada carga de força, se a tornozeleira continua a funcionar e se há algum rompimento; na segunda fase, determina-se a força necessária para rompê-la.

Já o teste de temperatura mostra se o sistema eletrônico da tornozeleira continua a funcionar em temperaturas extremas: em uma câmara climática, o dispositivo é submetido a temperaturas de -10°C por meia hora e, em seguida, a 55°C por mais trinta minutos. A ideia é avaliar se dados como mapas de deslocamentos, por exemplo, continuam a ser enviados neste intervalo de temperaturas.

O diretor-presidente da Spacecom, Savio Bloomfield, afirma que as duas avaliações são feitas pelo Tecpar desde a fundação da empresa, em 2009? Os testes oferecem a garantia de qualidade ao sistema judiciário, com um equipamento confiável e seguro. Além de 16 estados que já usam nossa tecnologia, a Justiça Federal também utiliza nossas tornozeleiras em presos, por exemplo, da Lava Jato? conta Bloomfield.

Apoio Tecnológico

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que faz parte da atuação do Instituto o apoio a empresas nacionais na área de soluções tecnológicas. "O Tecpar dispõe de estrutura laboratorial e competência técnica de excelência para atender o mercado nacional e internacional e oferece aos empreendedores e empresários soluções que atestam qualidade, credibilidade e segurança para seus produtos", afirma.

O Tecpar realiza, na área de medição e validação, mais de 15 mil calibrações e validações ao ano, e na área de tecnologia de materiais, cerca de 10 mil ensaios por ano.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.