Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Resultado é de sete anos de atuação do Núcleos Maria da Penha (Numape), das sete instituições. Neste mês, pela campanha Agosto Lilás, está sendo promovida uma série de ações como lives e debates  sobre o tema.

As universidades estaduais do Paraná realizaram, em sete anos, 35 mil atendimentos pelos Núcleos Maria da Penha (Numapes), uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que atua nas sete instituições de ensino superior, em parceria com outras entidades. Pelo Numape, as universidades prestam atendimento psicológico, social, jurídico e psicopedagógico de mulheres vítimas de violência.

São 10 núcleos espalhados entre as cidades de Londrina, Maringá, Jacarezinho, Ponta Grossa, Paranavaí, Guarapuava, Irati, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. A marca de 35 mil atendimentos foi alcançada neste mês de agosto.

O Numape trabalha em conjunto com entidades como delegacias da mulher, secretarias municipais da mulher, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Além disso, também organiza ações de conscientização sobre a violência contra a mulher.

Pandemia

Desde o início do isolamento social, os casos de violência contra mulher aumentaram no país. Um relatório produzido a pedido do Banco Mundial, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou que os casos de feminicídio aumentaram 22,2% entre março e abril de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. As denúncias por telefone também cresceram 17,9%.

Em meio a esse cenário, ações de acolhimento de mulheres vítimas de violência se tornaram prioritários. Nesse mês em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos, e em alusão à campanha Agosto Lilás, de conscientização sobre a importância do combate à violência contra a mulher, os Núcleos estão promovendo uma série de ações como lives, debates e outros eventos online para discutir e conscientizar a população sobre a violência de gênero.

É possível acompanhar as ações dos Numapes da UEMUELUEPGUnicentroUnioesteUENP e Unespar nas redes sociais e participar dos eventos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.