Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (5), às 19 horas, o auditório do Sesc Londrina recebe palestra com a jornalista francesa Annick Cojean, que vai falar sobre a situação das mulheres nas zonas de conflito do Oriente Médio. Realizado pela Aliança Francesa Norte do Paraná, o evento tem apoio das secretarias municipais de Cultura e de Política para as Mulheres. A palestra tem entrada franca e será rua Fernando de Noronha, 264.

A jornalista Annick é autora do livro O Harém de Kadafi, onde denuncia, por meio de fatos reais, as violências sexuais cometidas pelo ditador líbio Muamar Kadafi contra mulheres, durante 42 anos em que esteve no poder. O livro, lançado em 2012, tem como personagem principal Soraya, uma menina recrutada aos 15 anos por Kadafi, durante uma visita do líder político em sua escola, para ser a sua escrava sexual. Soraya foi mantida presa na fortaleza do ditador, em Tripoli, por cinco anos. Após a morte de Kadafi, ao encontrar-se com a jornalista francesa, a jovem decidiu compartilhar com o mundo sua experiência.

Annick falará também sobre milhares de outras mulheres que passam por situações parecidas ou piores ao redor do mundo. A repórter especial do jornal Le Monde esteve na Síria em 2014, e escreveu um artigo sobre as torturas praticadas diariamente no país com grande repercussão na sociedade francesa.

A jornalista comanda o programa de televisão Duels (Duelos), no canal France 5, e preside o júri do Prêmio Albert-Londres, que desde 1933 reconhece anualmente o melhor repórter de imprensa escrita. Ela recebeu o título em 1996, por uma série de reportagens sobre o aniversário de 50 anos da libertação Auschwitz.

A palestra será em língua francesa, com tradução para o português feita pela professora doutora Loredana Limoli, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao final do evento, haverá espaço para perguntas do público presente. 

N.Com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios