Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 100 pessoas participaram da 4ª Conferência Municipal de Turismo, realizada na última segunda-feira (3), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. O tema que norteou as discussões deste ano foi “Turismo de Londrina: sustentabilidade e desenvolvimento”.

O evento contou com a presença de autoridades do executivo, do legislativo e de representantes do setor e foi realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Paraná Turismo, Senac e Sebrae. A promoção foi do Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Sociedade Rural do Paraná.

O objetivo foi definir diretrizes baseadas na Política Nacional de Turismo para o desenvolvimento do turismo local; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre desenvolvimento do turismo e eleger os novos conselheiros para comporem o Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Contur), durante o biênio 2017-2019.

O diretor de Turismo da Codel, Fabian Bordon Trelha, avaliou que o encontro foi muito positivo por sua representatividade, pois contou com a participação de todo trade de turismo da cidade e o envolvimento de autoridades. “Nas votações dos temas propostos ficou claro o alinhamento de todos os presentes, o que demonstra o amadurecimento das discussões, apontando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento para a cidade, geração de empregos, inclusão social e renda”, ressaltou.

Segundo Trelha, a conferência produziu o conceito de Londrina como a cidade dos eventos. “Também foram discutidas a integração dos eventos na cidade de Londrina e o Fundo Municipal de Turismo”, informou. Para isso foram realizadas diversas pré-conferências e reuniões técnicas, que subsidiaram as discussões relativas ao tema.

Durante a 4ª Conferência, os grupos compostos por representantes da área, poder público e sociedade, apontaram 20 sugestões para o setor. Destas, foram aprovadas oito sugestões, que servirão como metas para o desenvolvimento do plano plurianual do turismo de Londrina. “Nestas sugestões estão os anseios da sociedade e do público envolvido com o setor, que passa pela vivência e expertise de todos eles e serve como um guia para o agente político promover a política de interesse, com os desejos da sociedade representada”, frisou.

Outro ponto importante do evento foi eleger a nova composição do Conselho Municipal de Turismo de Londrina (Contur) para a gestão 2017-2019. Foram eleitos os seguintes nomes: Fabian Trelha (presidente); Marcos Romani (vice-presidente); Vinicius Donadio (secretário de comunicação) e Heloisa Sandoval (secretária geral).

Participaram do encontro: o vice-prefeito, João Mendonça; o presidente da Codel, Nado Ribeirete; os secretários municipais de Cultura, Caio Julio Cesaro, e do Ambiente, Roberta Queiroz; o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella; os diretores técnicos da Codel, Atacy Junior e Luiz Eduardo; o presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimenes; o diretor da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly e os vereadores Mário Takahashi, presidente da Câmara Municipal de Londrina,  Daniele Ziober, Eduardo Tominaga, Felipe Prochet e Amauri Cardoso.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.