Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sandra C. Pacheco/Asimp/ALEP

Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde de ontem (18) para homenagear a Igreja Católica Apostólica Romana e os 93 anos do nascimento de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II. No comando da solenidade, Leprevost falou sobre a importância de celebrar um Papa que teve atuação tão marcante na História da Igreja Católica. Ao mesmo tempo agradeceu o trabalho que padres, bispos, cardeais, diáconos, coordenadores de pastorais, movimentos e congregações e todos os organismos realizam na Arquidiocese da capital paranaense.
 
Sobre o Papa João Paulo II, lembrou que “foi líder mundial da Igreja Católica durante 27 anos no terceiro maior pontificado da história, apenas superado pelos Papas São Pedro (34 anos) e Pio IX (31 anos). Foi o único eslavo e polaco a liderar a Igreja, até sua morte, e quebrou o domínio italiano que se mantinha desde o holandês Adriano VI, em 1522. Aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, Karol Wojtyla assumiu uma função preponderante no fim do comunismo na Polônia e na Europa, além de ter contribuído decisivamente para a melhoria das relações entre a Igreja Católica e diferentes religiões”.
 
Foram homenageados durante a solenidade, entre outros, o bispo emérito da Arquidiocese de Curitiba, D. Pedro Fedalto; o cônego geral e chanceler da Mitra da Arquidiocese de Curitiba, Élio José Dall’Agnol; o padre José Carlos Veloso Júnior; o padre Fabiano Dias Pinto; o cônego Genivaldo Ximenes da Silva; o cônego André Biernaski; o padre Lino Zandoná; o padre José Aparecido Pinto; e o irmão Virgílio Balestro, do Colégio Marista Paranaense.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios