Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É o que revela um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o estudo, também cresce a busca por qualificação no setor

Os trabalhos temporários no turismo no verão deste ano devem bater os 35,5 mil postos, de acordo com a CNC. O período é responsável pela geração de 72% das contratações sazonais e vai atender principalmente os setores de alimentação e de hospedagem. Houve crescimento também na média salarial de admissão no setor, que cresceu 3,6% em relação ao ano passado, e deve chegar a R$ 1.150 no final do ciclo de contratações.

A pesquisa avaliou, ainda, o perfil da mão de obra no turismo e concluiu que a maior parte dos profissionais tem entre 18 e 24 anos e se qualifica mais rapidamente que a média dos demais trabalhadores em geral. O salário médio real aumentou 23,7% entre 2007 e 2013, de acordo com a CNC.

“O resultado revela o potencial do turismo como atividade geradora de emprego e renda e revela também a importância das iniciativas de qualificação para o mercado de trabalho do turismo”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo ele, o Pronatec Turismo, programa criado inicialmente para treinar profissionais para atender as demandas da Copa do Mundo, deu tão certo que foi reformulado e ampliado. Este ano atenderá 214 municípios de 24 estados com cursos de idiomas e outros relacionados ao receptivo turístico, como camareiras, garçons, barman, recepcionistas, auxiliar administrativo e de recursos humanos.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio, o aumento da qualificação no turismo segue as exigências de profissionalização do mercado e implica em melhores remunerações. “Com esses profissionais mais preparados podemos verificar a tendência de aproveitamento dos temporários para a efetivação nos quadros das empresas”, afirma.

Os bares e restaurantes deverão gerar 53,4% das vagas ofertadas no verão. Outro ramo de destaque, segundo a pesquisa da CNC, é o de hospedagem (hotéis, pousadas e similares) que deverá abrir 10,9 mil oportunidades de emprego, ou 30,7% do total. Os serviços de transportes de passageiros, agências de viagens, operadoras de turismo, aluguéis de automóveis, e de atividades culturais, recreativas e esportivas, deverão oferecer, juntos, 5,7% dos postos temporários.

Asimp/MTur

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.