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Objetivo do Sebrae/PR é sensibilizar empresários que atuam no setor sobre importância de aproveitar oportunidades que o Turismo MICE oferece para melhorar vendas e aumentar lucratividade

O Sebrae/PR trabalha desde 2013 com uma proposta diferenciada para potencializar um dos segmentos do turismo mais importantes para a economia, o Programa Paraná MICE, cuja sigla vem do inglês e designa os conceitos de reuniões (meetings), incentivo (incentive), conferências, congressos, convenções (congress) e feiras de negócios (exhibitions). A proposta visa à qualificação de micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva de turismo.

De lá para cá, nesses dois anos, a entidade tem apostado, junto com empresários e parceiros, no desenvolvimento de estratégias para fomentar o turismo de negócios e eventos em diversas cidades do Estado, dentre as quais Londrina. Para se ter uma ideia, essa modalidade de turismo representa para o Paraná aproximadamente 40% dos visitantes, sendo 52% em Curitiba, 56% em Maringá, 58% em Cascavel, 45% em Foz do Iguaçu e 55% em Londrina.

Uma das estratégias é estimular a competitividade. Por isso, o Sebrae/PR promoverá em Londrina uma série de seminários dirigidos para a rede hoteleira, de restaurantes e de promotores de eventos. Batizado como Turismo de Negócios e Eventos em Londrina, o ciclo de seminários será ministrado por Vanisa Schuler, especialista em turismo de negócios e eventos que acumula 30 anos de experiência no atendimento a aproximadamente 30 Conventions Bureaux no Brasil.

O primeiro seminário, cujo tema será “Tendências do mercado de turismo de negócios e eventos: novos perfis e comportamentos de compras”, acontece no próximo dia 14 de julho, das 19 às 23 horas, no escritório do Sebrae/PR, que fica na Avenida Santos Dumont, nº 1.335. Na ocasião, Vanisa Schuler falará sobre as mudanças de valores, e da forma de se comunicar com o público, que interferem na venda de produtos e serviços, incluindo o mercado de turismo.

Segundo a especialista, muitas empresas que atuam no segmento ainda não estão investindo em novas tecnologias para se aproximar dos clientes. Neste sentido, o objetivo do seminário será sensibilizar os empreendedores de toda a cadeia produtiva de turismo de Londrina. “Falaremos sobre macrotendências e questões transversais que afetam a oferta de produtos do ponto de vista dos compradores. Será uma palestra ‘provocadora’ para chamar a atenção dos atores que atuam no turismo para que eles reflitam se estão oferecendo seus produtos e serviços de forma adequada”, afirma.

Para Simone Millan, consultora do Sebrae/PR, muitos empresários não compreendem que também fazem parte do segmento do turismo de negócios e eventos e acabam perdendo oportunidades de aumentar as vendas. “Grande parte ainda não percebeu que além de atender a população local, precisa se preparar para atender os turistas. O primeiro seminário terá essa finalidade, de despertar os empresários sobre as possibilidades que o turismo de negócios oferece. Os demais serão focados em áreas mais específicas, para os diferentes segmentos que formam a cadeia do turismo de negócios.”

Simone Millan acrescenta que o turista desse nicho gasta aproximadamente três vezes mais do que o turista de lazer, já que ele tem parte da sua viagem subsidiada pela empresa ou pela instituição que representa. O turista de negócios e eventos também precisa de empresas regularizadas para emissão de notas fiscais, além de agregar outros serviços, como aluguel de carros e espaços para eventos, exigindo do mercado cada vez mais profissionalização e qualidade nos serviços. 

Uma pesquisa realizada em Londrina, com visitantes e expositores da Movelpar e da Expo Londrina, apontou que o gasto médio por participante na cidade, por dia, é de R$ 300,78. O estudo, encomendado pelo Sebrae/PR para a Chiusoli Pesquisas, verificou ainda que os turistas permanecem em torno de 5,1 dias na cidade e, durante esta estadia, o gasto total estimado por visitante é de R$ 1.534.

Programação

O primeiro seminário, com o tema “Tendências do mercado de turismo de negócios e eventos: novos perfis e comportamentos de compras”, será no dia 14 de julho, no Sebrae/PR da cidade.

O segundo, no dia 11 de agosto, tratará do tema “Oportunidades de negócios e eventos para empresas que atuam na alimentação”. O terceiro seminário está agendado para dia 15 de setembro, quando Vanisa Schuler debaterá com os participantes sobre “Novos cenários da organização de eventos profissionais”.

Por fim, no dia 20 de outubro, a especialista falará sobre “Boas práticas de hospedagem para o segmento de negócios e eventos”.

Os empresários interessados em participar dos Seminários Turismo de Negócios e Eventos em Londrina podem fazer a inscrição antecipada no telefone (43) 3373-8010.

Asimp/Seabrae

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