Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Turismo 29/07/2013  16h26

Circuito Cultural Duke Energy visita a região

Teatro de Tábuas retoma apresentações no segundo semestre, com projeto Lendas Brasileiras

Barco de 10 m de comprimento acomoda banda cênico-musical no espetáculo “Arca da Mata”
 
O Circuito Cultural Duke Energy continua sua expedição pelo interior do Paraná. Desta vez, as comunidades de Paranapoema, Itaguajé, Cafeara e Santo Antônio do Caiuá serão contempladas, em agosto, com o projeto Lendas Brasileiras que, na edição de 2013, traz o espetáculo “Arca da Mata”. Com patrocínio da Duke Energy e realização do grupo Teatro de Tábuas, a iniciativa tem o objetivo de difundir a cultura e valorizar manifestações artísticas de diferentes naturezas, nos municípios próximos às usinas hidrelétricas sob concessão da companhia, ao longo do Rio Paranapanema.
 
O projeto Lendas Brasileiras foi concebido com a proposta de resgatar uma pequena fração das diversas lendas populares que se espalham pelo Brasil, e colocá-las em contato com o público. Projetado para ser apresentado ao ar livre, de forma a resgatar o espírito coletivo das festas folclóricas do País, o espetáculo é apresentado em uma grande estrutura – um barco de 10 metros de comprimento, que acomoda a banda cênico-musical.
 
Ao aportar em cada cidade, a arca leva o público a uma encantadora viagem pelas lendas brasileiras, emocionando espectadores de todas as idades. Ao todo, a equipe tem quase 20 integrantes para cuidar da grandiosidade do espetáculo, que é público e gratuito.
 
Programação itinerante
 
O primeiro município a receber o Circuito Cultural neste segundo semestre é Paranapoema. O barco aportará na Avenida Victorelli, no Centro da cidade, no dia 1º de agosto. A diretora da Escola Municipal Profª Maria Elza Arrais Iwasse, Cleomara dos Anjos Mendonça, lembra que o município já teve a oportunidade de receber o Circuito Cultural, e que o retorno agrada em cheio à comunidade.
 
“É uma grande alegria receber o projeto novamente, já que o evento proporciona cultura a quem, dificilmente, tem acesso. Nossa cidade é pequena e a maioria das pessoas não tem oportunidade de ir ao teatro ou cinema”, conta Cleomara, e ressalta que o Circuito Cultural, por ser gratuito, abrange um grande público, estimulando o gosto pela arte.
 
No dia 3, o espetáculo segue para Itaguajé, onde a comunidade da cidade e região se reunirá na Rua São Paulo, também no Centro. Cafeara, por sua vez, será contemplada com a iniciativa no dia 5. Na data, a Avenida Paraná, em frente ao Ginásio de Esportes Pedro Borges Monteiro Filho, receberá a estrutura do espetáculo. A secretária municipal de Educação, Ivonete de Albuquerque Guastala, diz que esta é a primeira vez que a cidade será contemplada com o Circuito Cultural. “Trata-se de uma grande novidade para nós, pois o município não costuma receber eventos culturais desta magnitude. Toda a comunidade está bastante ansiosa e na expectativa de prestigiar o espetáculo”, conta Ivonete.
 
Na sequência, no dia 10, os moradores de Santo Antônio do Caiuá e comunidades vizinhas poderão conhecer um pouco mais sobre as lendas brasileiras. A Arca da Mata aportará na Avenida São João, perto do ginásio municipal.
 
A trupe do Teatro de Tábuas iniciará o espetáculo, em todas as cidades, às 20h. Caso chova, o encontro será adiado para 21h30. Se a chuva persistir, começará às 23h. Ao todo, entre agosto e setembro, mais de 30 municípios paranaenses e paulistas receberão o espetáculo “Arca da Mata”.
 
Estradafora
 
Ao mesmo tempo, o Circuito Cultural Duke Energy prossegue com outro roteiro de visitação, o Circuito Estradafora, levando uma programação de teatro e cinema a outras localidades da Bacia do Paranapanema. As exibições públicas e gratuitas incluem a peça teatral infantil “Gotas de Areia”, encenada pela trupe do Teatro de Tábuas, e os filmes “O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida”, “Meu Malvado Favorito”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “As Aventuras de Tintim”, além de curtas-metragens – tudo apresentado em uma carreta-teatro de 15 metros, com cobertura inflável e capacidade para 150 espectadores sentados.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.