Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Turismo 29/07/2013  16h26

Circuito Cultural Duke Energy visita a região

Teatro de Tábuas retoma apresentações no segundo semestre, com projeto Lendas Brasileiras

Barco de 10 m de comprimento acomoda banda cênico-musical no espetáculo “Arca da Mata”
 
O Circuito Cultural Duke Energy continua sua expedição pelo interior do Paraná. Desta vez, as comunidades de Paranapoema, Itaguajé, Cafeara e Santo Antônio do Caiuá serão contempladas, em agosto, com o projeto Lendas Brasileiras que, na edição de 2013, traz o espetáculo “Arca da Mata”. Com patrocínio da Duke Energy e realização do grupo Teatro de Tábuas, a iniciativa tem o objetivo de difundir a cultura e valorizar manifestações artísticas de diferentes naturezas, nos municípios próximos às usinas hidrelétricas sob concessão da companhia, ao longo do Rio Paranapanema.
 
O projeto Lendas Brasileiras foi concebido com a proposta de resgatar uma pequena fração das diversas lendas populares que se espalham pelo Brasil, e colocá-las em contato com o público. Projetado para ser apresentado ao ar livre, de forma a resgatar o espírito coletivo das festas folclóricas do País, o espetáculo é apresentado em uma grande estrutura – um barco de 10 metros de comprimento, que acomoda a banda cênico-musical.
 
Ao aportar em cada cidade, a arca leva o público a uma encantadora viagem pelas lendas brasileiras, emocionando espectadores de todas as idades. Ao todo, a equipe tem quase 20 integrantes para cuidar da grandiosidade do espetáculo, que é público e gratuito.
 
Programação itinerante
 
O primeiro município a receber o Circuito Cultural neste segundo semestre é Paranapoema. O barco aportará na Avenida Victorelli, no Centro da cidade, no dia 1º de agosto. A diretora da Escola Municipal Profª Maria Elza Arrais Iwasse, Cleomara dos Anjos Mendonça, lembra que o município já teve a oportunidade de receber o Circuito Cultural, e que o retorno agrada em cheio à comunidade.
 
“É uma grande alegria receber o projeto novamente, já que o evento proporciona cultura a quem, dificilmente, tem acesso. Nossa cidade é pequena e a maioria das pessoas não tem oportunidade de ir ao teatro ou cinema”, conta Cleomara, e ressalta que o Circuito Cultural, por ser gratuito, abrange um grande público, estimulando o gosto pela arte.
 
No dia 3, o espetáculo segue para Itaguajé, onde a comunidade da cidade e região se reunirá na Rua São Paulo, também no Centro. Cafeara, por sua vez, será contemplada com a iniciativa no dia 5. Na data, a Avenida Paraná, em frente ao Ginásio de Esportes Pedro Borges Monteiro Filho, receberá a estrutura do espetáculo. A secretária municipal de Educação, Ivonete de Albuquerque Guastala, diz que esta é a primeira vez que a cidade será contemplada com o Circuito Cultural. “Trata-se de uma grande novidade para nós, pois o município não costuma receber eventos culturais desta magnitude. Toda a comunidade está bastante ansiosa e na expectativa de prestigiar o espetáculo”, conta Ivonete.
 
Na sequência, no dia 10, os moradores de Santo Antônio do Caiuá e comunidades vizinhas poderão conhecer um pouco mais sobre as lendas brasileiras. A Arca da Mata aportará na Avenida São João, perto do ginásio municipal.
 
A trupe do Teatro de Tábuas iniciará o espetáculo, em todas as cidades, às 20h. Caso chova, o encontro será adiado para 21h30. Se a chuva persistir, começará às 23h. Ao todo, entre agosto e setembro, mais de 30 municípios paranaenses e paulistas receberão o espetáculo “Arca da Mata”.
 
Estradafora
 
Ao mesmo tempo, o Circuito Cultural Duke Energy prossegue com outro roteiro de visitação, o Circuito Estradafora, levando uma programação de teatro e cinema a outras localidades da Bacia do Paranapanema. As exibições públicas e gratuitas incluem a peça teatral infantil “Gotas de Areia”, encenada pela trupe do Teatro de Tábuas, e os filmes “O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida”, “Meu Malvado Favorito”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “As Aventuras de Tintim”, além de curtas-metragens – tudo apresentado em uma carreta-teatro de 15 metros, com cobertura inflável e capacidade para 150 espectadores sentados.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios