Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O turismo na usina volta a receber visitantes nesta quarta-feira (22), de forma gradativa, após suspensão da quarentena.

Exatamente 22 dias após o início da quarentena restritiva, decretada pelo governo do Estado, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) é o primeiro atrativo de Foz do Iguaçu a reabrir para visitação. A usina volta a receber o público nesta quarta-feira (22), de forma gradativa. Inicialmente, apenas a Visita Panorâmica vai funcionar. Pouco a pouco, conforme o acompanhamento do cenário epidemiológico, os demais atrativos serão oferecidos.

A retomada do turismo da usina inaugura o movimento gradativo de reabertura dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Os demais devem retomar as atividades a partir de agosto. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, os atrativos não são focos de contaminação da covid-19, motivo do fechamento temporário.

A Itaipu poderia reabrir já na semana passada, quando a quarentena restritiva foi suspensa pelo governo do Estado. Mas, por prudência, preferiu esperar, preparando-se ainda melhor para atender os visitantes e resguardar também a segurança dos trabalhadores da área.  O diretor do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), responsável pela gestão do CTI, general Eduardo Garrido, explica que a reabertura está dentro de um contexto mais amplo, que é o projeto Acelera Foz.

O programa Acelera Foz reúne oito entidades, entre elas a Itaipu e o Parque Tecnológico Itaipu. Segundo o general, o programa prevê não só a reabertura, mas a ampliação da atividade para atrair cada vez mais turistas e movimentar a economia de Foz do Iguaçu, que tem sua principal fonte de arrecadação no turismo.  “Essa retomada sinaliza para o trabalhador do turismo que existe luz no túnel. Vamos atravessar esse túnel e sairemos mais fortes do outro lado.”

Horário

A visita Itaipu Panorâmica será feita de hora em hora, das 9h às 16h. Os ônibus que transportam os turistas terão a capacidade reduzida pela metade, a fim de garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Caso haja o esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras.

Os demais passeios serão retomados conforme avaliação do cenário pandêmico. Em épocas normais, o CTI já chegou a receber de 1,5 mil a 2 mil visitantes por dia.

Proteção

Para fazer a visita, máscaras de proteção facial são obrigatórias, assim como passar pelo sistema de desinfecção dos solados dos calçados e pela medição de temperatura.

Asimp/Itaipu Binacional

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.