Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fé e a religiosidade são alguns dos traços mais marcantes na cultura do povo brasileiro e, em todo o país, diversas romarias, procissões e festas litúrgicas reúnem milhares de fiéis em homenagens aos santos de devoção. Dados do Ministério do Turismo mostram que o turismo religioso chega a movimentar mais de 15 milhões de fiéis por ano, no Brasil. Entre as comemorações que mais atraem devotos e visitantes estão o Círio de Nazaré, em Belém (PA), e as homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, com festividades celebrada em 12 de outubro.

O Círio de Nazaré atrai anualmente cerca de 2 milhões de visitantes à capital paraense. Considerada uma das mais tradicionais e populares festas católicas do país, é comemorada sempre no segundo domingo de outubro. A procissão faz uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus. A atração principal do evento é a procissão que acontece no próximo dia 12, com saída da catedral de Belém até a Basílica de Nazaré. O percurso é de 3,6 quilômetros, realizado por uma multidão numa caminhada que pode durar horas. No período também acontecem diversas vigílias, romarias rodoviárias e pluviais: a cidade gira em torno da festa.

O custo das festividades deve ultrapassar os R$ 3,1 milhões em 2014. Segundo os organizadores do círio, desde o início do ano uma extensa programação arrecada recursos para o evento principal. A estimativa é de que sejam injetados na economia da cidade perto de R$ 1 milhão, com impactos diretos nos setores de agropecuária, indústria, comércio e serviços.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, diz que o Brasil tem destinos consolidados neste segmento, e o Círio de Nazaré, em Belém, assim como as peregrinações ao Santuário de Aparecida, são um exemplo da consolidação do turismo religioso no país. “Celebrações que movimentam grande fluxo turístico, doméstico e também internacional, chamam a atenção para o potencial turístico que temos a explorar”, disse ele. Aliados à curiosidade cultural, à visita a igrejas históricas e locais religiosos, além das belas paisagens, os circuitos religiosos vem se destacando no Brasil. O país já aparece entre os expoentes mundiais do segmento, ao lado de países como Espanha e França.

Embora Belém seja o principal destino dos romeiros, o estado inteiro do Pará celebra a data, inclusive nas pequenas comunidades ribeirinhas. E como em todas as festividades a gastronomia é item fundamental, as comidas típicas da região são mais uma atração aos visitantes. Pratos como a maniçoba, o pato no tucupi, e cardápios com peixes como o pirarucu, o tambaqui e o tucunaré fazem sucesso.

O evento religioso impacta o turismo e a economia do estado, impulsionando o desenvolvimento da região. Associações, grupos de moradores e pequenos comerciantes da comunidade local vivem da venda de artesanato, lembranças, camisetas, souvenires, flores e velas relacionadas às datas e eventos religiosos.

Padroeira do Brasil

Nesta semana também iniciam as novenas e ações de devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As festividades que antecedem o dia 12 de outubro têm calendário especial no santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, que aguarda cerca de 160 mil fiéis no fim de semana. Neste ano, a festa é especial: comemora-se os 300 anos do encontro da imagem da santa. De acordo com os administradores, somente o Santuário de Aparecida recebe 12 milhões de visitantes por ano.

No dia 11 de outubro, véspera da Festa da Padroeira, acontece a Procissão Luminosa, uma simbólica peregrinação feita à luz de velas. Os romeiros fazem o trajeto entre o Santuário Nacional e o Porto do Itaguassú, relembrando o dia em que a imagem foi encontrada. No dia 12 de outubro, duas procissões marcam e encerram a programação.

Cláudia Sanz/Asimp/MTur

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.