Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Terceira capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento Humano, Florianópolis comemora aniversário com programação de eventos culturais e esportivos

Os moradores de Florianópolis e muitos turistas que já visitaram a capital catarinense com certeza conhecem a música Rancho de Amor a Ilha, do poeta Zininho (Cláudio Alvim Barbosa), nascido no estado. A melodia, escolhida para ser o hino oficial da cidade em 1965, será tocada em diversos eventos realizados nos próximos dias, em homenagem ao aniversário da cidade, neste domingo (23), dia em que Florianópolis completa 288 anos.

“Um pedacinho de terra, perdido no mar../ Num pedacinho de terra, beleza sem par.../ Jamais a natureza reuniu tanta beleza/ Jamais algum poeta teve tanto pra cantar”...

A Ilha de Santa Catarina, conhecida como Ilha da Magia, foi fundada como Nossa Senhora do Desterro pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1726, e teve como seus primeiros moradores, além de nativos indígenas, imigrantes de origem açoriana. Posteriormente passou a ser chamada de Florianópolis em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, segundo presidente da República e que ajudou a acabar com a Revolta Federalista.

Com pouco mais de 420 mil habitantes distribuídos entre a ilha e a parte continental, Florianópolis abriga um grande número de moradores de outros estados, encantados pelas suas belezas naturais e suas 42 praias, além de atrativos culturais e de entretenimento, como passeios de escuna, visitação de fortes, ecoturismo e uma gastronomia variada, com o domínio de pratos à base de peixe e frutos do mar.

Florianópolis é a terceira capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com ranking na ONU. A cidade tem no turismo uma força para a economia local. Na temporada de verão de 2012, por exemplo, a cidade recebeu entre janeiro e março cerca de 1,5 milhão de turistas que deixaram cerca de R$ 1,1 bilhão no comércio da cidade. Seu principal cartão postal é a ponte pênsil Hercílio Luz, inaugurada em 1926 como a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente - e que hoje passa por reformas.

Visitada por turistas de diversos países, Florianópolis caiu no gosto de argentinos e uruguaios que costuma passar os verões em suas praias. A capital catarinense também está entre os cinco destinos preferidos dos estrangeiros que visitam o Brasil por motivo de lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.
 
Programação de aniversário
 
Condutores ambientais, vestidos com trajes tradicionais da cultura açoriana, vão oferecer passeios guiados pelos pontos turísticos da cidade. AMaratona Cultural já faz parte da programação e reunirá apresentações de música, dança, teatro, cinema e artes visuais em diversos pontos da cidade, todos gratuitos. Também estão programados eventos esportivos, como o Circuito Catarinense de Surfe, na Praia da Joaquina; a Meia Maratona Internacional da Caixa; torneio de dominó; regatas de remo e de vela; entre outros. No domingo (23), a partir das 12h, a Secretaria de Turismo de Florianópolis promove uma festa no Parque de Coqueiros (parte continental de Florianópolis) onde haverá shows musicais, atividades de lazer e um grande bolo para comemorar o aniversário da cidade.
 
Asimp/MTur
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.