Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Turismo 07/11/2012  10h43

Homenagem à Irmã Elvira lota galerias da Câmara

Centenas de convidados participaram da solenidade em homenagem à diretora da Santa Casa de Londrina; iniciativa foi do vereador Professor Rony (PTB)

Asimp/CML

Durante solenidade que contou com a participação de mais de 400 pessoas, a Câmara de Vereadores entregou na última segunda-feira (5/11), o Título de Cidadã Honorária de Londrina à Irmã Elvira Maria Perides Lawand, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, diretora da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL) e do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis. O título foi entregue à Irmã Elvira Maria pelo autor principal e presidente do Legislativo, vereador Professor Rony Alves (PTB).

A mesa de honra do evento presidido pelo vereador Professor Rony contou com a presença da homenageada; do deputado federal Alex Canziani (PTB); do prefeito de Londrina, Gerson Araújo (PSDB); do Arcebispo Emérito de Londrina, Dom Albano Cavallin; da Vice-Reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Jordão e do Provedor da Santa Casa, José Cirillo da Silveira Mendes. Em razão do grande número de convidados presentes ao evento, foi composta ainda uma extensão da mesa da qual participaram o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad; a presidente do Grupo de Apoio Pró-Vida, Liliane Ribas Haikal; da chefe da Subseção Londrina do Conselho Regional de Enfermagem, Olinda Nakayama: e do assessor da Rede Latino Americana de Bioética, José Eduardo Siqueira.

Vida dedicada à saúde

O vereador Professor Rony Alves iniciou sua saudação citando a presença em plenário da mãe da homenageada, a senhora Melpomene Perides, além de irmãos, irmãs, cunhadas, primos e sobrinhos, que vieram de São Paulo prestigiar a cerimônia. “Poucas vezes esta Casa esteve tão cheia, o que muito nos honra. Quero dizer que nós (o Legislativo) é que fomos homenageados pela sua família e pelas mãos prestadoras de bons serviços da nossa querida Irmã Elvira”, afirmou o vereador.

Ele lembrou que exatamente na data de homenagem à Irmã Elvira completava-se 11 anos do falecimento do pai da religiosa que insistiu em manter a data do evento, lembrando que seu pai estaria com certeza muito feliz na companhia do Altíssimo. E completou: “Esse momento leva cada um de nós a mergulhar na Graça. Tenho certeza de que se todos aqui fossem dar um depoimento sobre a importância de Irmã Elvira para Londrina permaneceríamos muitos dias neste local. Obrigado pelos anos de vida dedicados à defesa da saúde e da nossa cidade. Por isso, nosso orgulho de tê-la agora como Cidadã de Londrina”, disse Rony Alves.

Título à Mãe de Deus

Logo após receber a honraria, Irmã Elvira Maria depositou a peça produzida em pergaminho num altar dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, montado ao lado da mesa de honra do Legislativo. “Dedico esse Título a Deus, à querida Mãe de Deus e a todos os que fazem parte da minha vida. É com muita honra, alegria e dedicação que recebo esta homenagem. Ela é extensiva aos arcebispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e a toda a minha família e à família de Schoenstatt. Entrego este Título aos pés de Nossa Senhora, e a Ela também entrego Londrina e nossos governantes”, disse a religiosa.

Irmã Elvira agradeceu de forma especial ao vereador Professor Rony de quem partiu a iniciativa da homenagem e a todos os vereadores e vereadoras que o acompanharam na proposta, ressaltando ser um dia especial para todo o grupo ISCAL e para todo o Grupo de apoio Pró-Vida. “Agradeço a Londrina, cidade de braços abertos que me acolheu. Juntos continuaremos lutando pela saúde de nossos enfermos, de maneira humanizada e responsável. Muito Obrigado a todos vocês”, concluiu Irmã Elvira.

Mais homenagens

O Deputado Federal Alex Canziani lembrou trechos de um poema do pensador alemão Bertolt Brecht, para destacar a importância do trabalho da Irmã Elvira para Londrina. “Esse é um dos momentos mais felizes e mais bonitos dessa Casa. Nossos agradecimentos à senhora e ao seu trabalho e parabéns a mais nova cidadã londrinense”, enfatizou Canziani. O Provedor da ISCAL, José Cirillo da Silveira Mendes, também agradeceu à Câmara e exaltou o trabalho da Irmã Elvira na instituição que deu início ao atendimento à saúde em Londrina. “Ela já foi apenas enfermeira, depois diretora, professora e sempre exercendo sua atividade com alegria cristã. Ela merece este Título e trago o aplauso agradecido de toda a ISCAL”, afirmou o Provedor.

A representante do Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis, Cilene Teixeira Guimarães, entregou à irmã Elvira uma ramalhete de flores; enquanto o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad a presenteou com uma réplica da torre da Santa Casa. Participara ainda da solenidade a Banda de Músicos de Londrina, sob a regência do Maestro Gilberto de Queiroz e pelo Coral da Santa Casa de Londrina, sob a regência do Maestro, José Mário Tomal.

Vereador Rony Alves, Irmã Elvira e Dom Albano Cavallin, Arcebispo Emérito de Londrina

Prefeito em exercício, Pastor Gerson Araújo, Irmã Elvira e o Deputato Federal Alex Canziani

Irmã Elvira e o vereador Marcelo Belinati

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios