Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pico Marumbi.
AEN
Nesta temporada de verão, os turistas que passam as férias no Litoral do Paraná contam com novas atrações turísticas e culturais para o lazer. Em Paranaguá, uma das opções é a Biblioteca Mário Lobo, a primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná. Outra atração é o Palacete Mathias Böhn, sede do escritório regional da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, que foi totalmente reformado para receber exposições e atrações culturais.

Somadas às ações do governo estadual na infraestrutura da região, as atrações se tornam incentivos para atrair mais turistas ao Paraná. “Investimos para transformar nosso Litoral cada vez mais atrativo. E não é só isso, essas ações garantem mais movimentação do comércio, fortalecendo e melhorando a economia da região e a vida dos paranaenses que ali vivem”, afirma o governador Beto Richa.

Biblioteca
 
 Prédio e instalações da Biblioteca Publica de Paranaguá.
Instalada em um edifício histórico no centro de Paranaguá, a Biblioteca Pública Mário Lobo conta com um acervo de 10 mil volumes, além de equipamentos de informática, auditório, salas para exposições e o Espaço Cidadão, que oferece aos usuários serviços de referência digital.

A sucursal foi inaugurada em agosto de 2013 e desde o início da Operação Verão Paraná – segunda quinzena de dezembro – tem recebido, em média, 90 visitantes por dia. “Nós percebemos que não são apenas moradores daqui, mas muita gente de fora. Está sendo uma boa atração turística para quem está no Litoral”, contou a coordenadora da biblioteca, Ruth Moraes.

A Biblioteca Mário Lobo fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19 horas. Aos sábados, o espaço é aberto das 9h30min às 12 horas. Rua dos Expedicionários, 269 A coordenação da biblioteca abre visitação para tours escolares e caravanas turísticas. Os interessados devem ligar para o telefone (41) 3422-2008.

Palacete
Governador Beto Richa durante a entrega das obras de restauração do Palacete Mathias Bohn.
O Palacete Mathias Böhn é um dos cartões postais do Litoral. Foi construído no final do século XVIII, no Centro de Paranaguá, e é um marco da arquitetura luso-brasileira. O palacete foi totalmente restaurado e passou a abrigar também o escritório regional da Secretaria estadual do Esporte e Turismo.

No local, está exposta a mostra Paraná, Prazer em Conhecer, que conta com fotografias e imagens das paisagens da Ilha do Mel, Cataratas do Iguaçu, Museu Oscar Niemeyer, Parque Estadual de Vila Velha e outros atrativos. A mostra pode ser vista até o final da temporada, após o carnaval.

O Palacete Mathias Böhn fica na rua da Praia, s/n. No local, os turistas podem encontrar o Guia do Litoral, produzido pela Paraná Turismo, com dicas sobre as atrações das cidades litorâneas.

Em Paranaguá, o Governo do Estado também está finalizando os preparativos para a abertura do Aquário Marinho, que terá uma variedade de espécies aquáticas locais.

Outras atrações
Para os turistas que estão no Litoral paranaense ou pretendem visitá-lo nos próximos dias, há também opções de turismo cultural, ecológico e de aventura e gastronômico, que são referência há anos na região.

Os municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba são verdadeiros sítios históricos. Com casarões antigos e uma variedade de museus, as cidades são uma bela opção para quem é apreciador da cultura. Destacam-se o Instituto Mirtillo Trombini e a Casa Rocha Pombo, em Morretes, e o Museu da Estação, em Antonina.

Em Paranaguá também são destaque o museu da Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná e o museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

Ecoturismo e Aventura
No Litoral do Paraná, há bastante opção de lazer para os mais aventureiros e exploradores. São destaque o Parque Estadual Pico do Marumbi e o Caminho do Itupava, em Morretes, o Parque da Onça, em Matinhos, e a Reserva Ecológica do Sebuí, em Guaraqueçaba.

Há também as ilhas de Superagui e das Peças que, ao contrário da Ilha do Mel, são menos visitadas por turistas e se tornam verdadeiros paraísos ecológicos.

Todos os destinos e opções turísticas do Litoral do Paraná, assim como de outras regiões do Estado, estão disponíveis no site da Paraná Turismo: www.turismo.pr.gov.br.
Pico Marumbi
Ilha do Mel

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios