Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O músico e pesquisador Leonardo Jeszensky executa obras folclóricas da Turquia, Bulgária, Romênia e Macedônia para violino e alaúde e fala sobre o estilo da música tradicional dos Balcãs
 
A temporada da Série Palcos Musicais apresenta mais um concerto inédito hoje, dia 14, com entrada franca, na Sala de Espetáculos SESC Londrina. Radicado na Turquia, o músico e pesquisador Leonardo Jeszensky vem pela primeira vez à cidade de Londrina com uma apresentação raramente apreciada pelo público em geral. O violinista, formado em musica tradicional húngara no College of Nyiregyháza, realizou extensa pesquisa centrada na música folclórica húngara, romena e klezmer.
 
O estilo da música tradicional dos Balcãs é pouquíssimo difundido nos meios musicais brasileiros. A vinda do pesquisador musicólogo Leonardo Jeszenky servirá como ponto fundamental para a realização de um workshop destinado sobretudo, à comunidade acadêmica, mas também à comunidade externa, além de palestra-concerto destinada ao público em geral.
 
Em seu workshop e em sua palestra-concerto, Jeszenky abordará o estilo da música tradicional do Balcãs a partir do viés da rítmica e da ornamentação características que essa música apresenta. Essa proposta, que trata de um estilo bastante específico de música, é inédita na cidade de Londrina e será extremamente enriquecedora ao panorama cultural da cidade.
 
O público vai conhecer ritmos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs, com destaque para os ritmos assimétricos (5/8, 7/8 , 9/8, 11/8, assimetria em 4/4) e como identificar os ritmos assimétricos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs. O músico analisará as características estilísticas de interpretação do gênero a partir das singularidades de ornamentações, fraseados, ritmização etc.
 
O repertório escolhido para esta apresentação pelo músico inclui obras tradicionais da Turquia e Macedônia, temas judaicos, música tradicional búlgara e romena.
 
Leonardo Jeszensky é violinista formado em composição musical pela Unicamp e em música tradicional húngara pela College of Nyiregyháza, na Hungria. Morando na região dos Balcãs desde 2001, frequentou por sete anos a escola de música tradicional de Obuda, em Budapeste/Hungria, e por dois anos, o conservatório da Universidade Técnica de Istambul/Turquia.
 
Durante os oito anos em que morou na Hungria, realizou um extenso trabalho de coleta de música tradicional, na região da Transilvânia. Hoje mora em Istambul e segue os seus estudos de música turca, tanbur e ud ( instrumentos tradicionais turcos).
 
Programa
1.            MahurSazSemaisi. Autor: Nikolaki (música clássica turca) – alaúde
2.            BuzurkPesrev. Autor: Kantemiroglu (música clássica turca) - alaúde
3.            HanerosHalelu - Skocne – Hongas(suíte de temas judaicos) - violino solo
4.            HicazSandalCiftetelli (música tradicional turca)– alaúde
5.            UssakSazSemaisi. Autor: Salih Dede (música clássica turca)– alaúde
6.            KerimogluZeybegi. (tradicional turca)– alaúde
7.            SediDonka. (tradicional búlgara) - violino solo
8.            MuhayyerkurdiSazSemaisi. Autor: SadiIsilay (música clássica turca)– alaúde
9.            Hajnali. (lamentos húngaros tradicionais da Transilvânia/Romênia) - violino solo
10.         NihavendSazSemaisi. Autor: OmerAltug (música clássica turca)– alaúde
11.         Sandansko Horo.(tradicional búlgara)– alaúde
12.         HicazMandira e Kopanitsa. (tradicional da Turquia e da Macedônia)– alaúde
Músico realizará um Workshop no dia 14 de agosto, das 14h, no prédio de Música do CECA , sala 656, Campus Universitário, com o tema: “Sonoridades do Mundo: o estilo da música tradicional dos Balcãs - Turquia, Romênia, Bulgária e Macedônia”.
 
 
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios