Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O músico e pesquisador Leonardo Jeszensky executa obras folclóricas da Turquia, Bulgária, Romênia e Macedônia para violino e alaúde e fala sobre o estilo da música tradicional dos Balcãs
 
A temporada da Série Palcos Musicais apresenta mais um concerto inédito hoje, dia 14, com entrada franca, na Sala de Espetáculos SESC Londrina. Radicado na Turquia, o músico e pesquisador Leonardo Jeszensky vem pela primeira vez à cidade de Londrina com uma apresentação raramente apreciada pelo público em geral. O violinista, formado em musica tradicional húngara no College of Nyiregyháza, realizou extensa pesquisa centrada na música folclórica húngara, romena e klezmer.
 
O estilo da música tradicional dos Balcãs é pouquíssimo difundido nos meios musicais brasileiros. A vinda do pesquisador musicólogo Leonardo Jeszenky servirá como ponto fundamental para a realização de um workshop destinado sobretudo, à comunidade acadêmica, mas também à comunidade externa, além de palestra-concerto destinada ao público em geral.
 
Em seu workshop e em sua palestra-concerto, Jeszenky abordará o estilo da música tradicional do Balcãs a partir do viés da rítmica e da ornamentação características que essa música apresenta. Essa proposta, que trata de um estilo bastante específico de música, é inédita na cidade de Londrina e será extremamente enriquecedora ao panorama cultural da cidade.
 
O público vai conhecer ritmos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs, com destaque para os ritmos assimétricos (5/8, 7/8 , 9/8, 11/8, assimetria em 4/4) e como identificar os ritmos assimétricos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs. O músico analisará as características estilísticas de interpretação do gênero a partir das singularidades de ornamentações, fraseados, ritmização etc.
 
O repertório escolhido para esta apresentação pelo músico inclui obras tradicionais da Turquia e Macedônia, temas judaicos, música tradicional búlgara e romena.
 
Leonardo Jeszensky é violinista formado em composição musical pela Unicamp e em música tradicional húngara pela College of Nyiregyháza, na Hungria. Morando na região dos Balcãs desde 2001, frequentou por sete anos a escola de música tradicional de Obuda, em Budapeste/Hungria, e por dois anos, o conservatório da Universidade Técnica de Istambul/Turquia.
 
Durante os oito anos em que morou na Hungria, realizou um extenso trabalho de coleta de música tradicional, na região da Transilvânia. Hoje mora em Istambul e segue os seus estudos de música turca, tanbur e ud ( instrumentos tradicionais turcos).
 
Programa
1.            MahurSazSemaisi. Autor: Nikolaki (música clássica turca) – alaúde
2.            BuzurkPesrev. Autor: Kantemiroglu (música clássica turca) - alaúde
3.            HanerosHalelu - Skocne – Hongas(suíte de temas judaicos) - violino solo
4.            HicazSandalCiftetelli (música tradicional turca)– alaúde
5.            UssakSazSemaisi. Autor: Salih Dede (música clássica turca)– alaúde
6.            KerimogluZeybegi. (tradicional turca)– alaúde
7.            SediDonka. (tradicional búlgara) - violino solo
8.            MuhayyerkurdiSazSemaisi. Autor: SadiIsilay (música clássica turca)– alaúde
9.            Hajnali. (lamentos húngaros tradicionais da Transilvânia/Romênia) - violino solo
10.         NihavendSazSemaisi. Autor: OmerAltug (música clássica turca)– alaúde
11.         Sandansko Horo.(tradicional búlgara)– alaúde
12.         HicazMandira e Kopanitsa. (tradicional da Turquia e da Macedônia)– alaúde
Músico realizará um Workshop no dia 14 de agosto, das 14h, no prédio de Música do CECA , sala 656, Campus Universitário, com o tema: “Sonoridades do Mundo: o estilo da música tradicional dos Balcãs - Turquia, Romênia, Bulgária e Macedônia”.
 
 
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.