Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O lançamento do Masterplan Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente - marcou o Dia Nacional do Turismo, comemorado na terça-feira, 27 de setembro. O plano foi lançado em café da manhã na Fecomércio Paraná, com a presença do governador Beto Richa. O encontro reuniu o secretário do Esporte e do Turismo, Dougas Fabrício, o presidente da Fecomércio, Darci Piana, e mais de 100 lideranças do setor.

Elaborado de forma integrada e participativa pelo governo estadual e dezenas de entidades representativas do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e das 14 Regiões Turísticas do Estado, o Masterplan prevê ações do setor para os próximos dez anos. O documento foi feito por um grupo formado por representantes do Cepatur, Paraná Turismo, Sebrae-PR, Universidade Federal do Paraná, Associação Branovasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

No ano passado, as cidades paranaenses receberam 16 milhões de turistas. Os principais destinos do Estado são Curitiba, Foz do Iguaçu e o Litoral. Cerca de 23 mil estabelecimentos estão envolvidos na cadeia turística do Estado, gerando cerca de 150 mil empregos. “O Paraná tem muitas potencialidades a serem fortalecidas e este documento demonstra a preocupação e o planejamento de nosso governo e do trade turístico para a área”, disse o governador.

Desenvolvimento

Para Richa, ao fortalecer o setor, o plano decenal contribui com a economia e o desenvolvimento do Paraná. “Este projeto tem uma importância fundamental porque acreditamos nas potencialidades e nos resultado do turismo do Paraná”, afirmou. “É um setor que impacta em diversos segmentos da nossa economia, gerando oportunidades de emprego e renda à nossa população”, destacou.

O presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, também reforçou a importância da cadeia do setor para a economia do Estado, que será fortalecida com a implantação do Masterplan. “É um trabalho de longo prazo, construído por um grande número de pessoas e que reflete os interesses do trade de turismo. Será um grande avanço para o turismo do Estado”, declarou.

Estratégico

O Masterplan segue a Política de Turismo do Paraná (Lei nº 15.973/2008) e se constitui em um instrumento estratégico, participativo e direcionador de esforços em longo prazo. O plano conta com três eixos estratégicos – governabilidade e sustentabilidade, qualidade e competitividade, marketing e inovação. Prevê a participação do governo estadual, da iniciativa privada e da sociedade civil para a sua implantação.

“Nosso foco é impulsionar o Paraná como produtor de turismo”, ressaltou o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. “Elaboramos o Masterplan porque precisamos ter, até 2026, um série de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo e à geração de emprego e renda na área. Em todo o mundo, de cada 11 empregos gerados, um é na área turística, que envolve mais de cinquenta atividades econômicas”, disse Fabrício.

O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, explicou que as ações serão desenvolvidas em todas as regiões do Estado, em especial nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, que são os principais destinos turísticos do Paraná. “O objetivo é colocar o Paraná entre os três principais destinos turísticos do Brasil. A ideia é que o Paraná assuma a condição de produtor de turismo”, salientou Gimennes.

Presenças

Participaram do evento o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; e o deputado federal Alex Canziani.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.