Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Portos do Paraná vão firmar convênio com o município de Paranaguá para recuperar as vias do entorno do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A obra visa melhorar o acesso da comunidade local, dos visitantes e peregrinos. O anúncio foi feito na terça-feira (27), no salão paroquial do Santuário.

O evento reuniu Portos, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Prefeitura, Câmara Municipal, Igreja e moradores do bairro do Rocio. O diretor de Engenharia dos Portos do Paraná, Rogério Barzellay, apresentou a proposta de melhorias no asfalto de todas as ruas ao redor do Santuário.

“Dentro dessa grande força-tarefa que se criou para promover a revitalização do entorno do Santuário do Rocio, aos Portos cabem a melhoria dos acessos. Já estamos solicitação a liberação de recursos junto à Antaq, como medida compensatória”, afirma.

Segundo o diretor, é preciso que a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – autorize o convênio para que os repasses sejam feitos e aplicados imediatamente nas obras das vias.

Serão contempladas as ruas João Kravitz, José Azevedo, Xavier da Silva, Professor Cleto e as duas travessas laterais: Felipe Mattar e Antonieta de Souza Magalhães. Além de anunciar a revitalização dos acessos, o diretor de Engenharia dos Portos do Paraná falou sobre o projeto executivo para a reforma do trapiche do Rocio.

“O projeto executivo já está contratado, os levantamentos já estão sendo feitos. A diferença entre este e os outros 13 projetos de trapiches que serão realizados pela administração dos Portos, é que este será pensado como um trapiche para navios de médio porte”, explica Barzellay. De acordo com ele, a obra possibilitará que o turismo seja alavancado na região.

Turismo

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, também participou da reunião. “Nós faremos parceria com o município para viabilizar recursos a fundo perdido e agilizar os investimentos, na ordem de R$1,5 milhão, na revitalização da Praça do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Isso vai trazer mais segurança para a população”, afirma.

De acordo com o secretário, além de desenvolver o bairro para os moradores, a união dos esforços em prol do Santuário ajuda a impulsionar o turismo religioso da região. “Trabalhar pelo fortalecimento do turismo em Paranaguá também é a nossa missão”, pontua Ortega.

Igreja

Representando o reitor do Santuário, o padre Joaquim Parron comemorou os anúncios e as parcerias firmadas. “Esse momento é histórico. Estão juntos o Governo do Estado, os Portos, a Prefeitura e a comunidade. É uma vitória muito grande, ver forças de grandes instituições trabalhando pelo Rocio, em prol da população e dos peregrinos e turistas que por aqui passam”, disse.

Segundo o religioso, durante muito tempo o bairro do Rocio teria ficado abandonado. “O desejo é que o bairro volte a ser reconhecido com a importância que ele tem, o que começa a acontecer com esse projeto comum”, completa.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a preocupação da nova gestão dos Portos do Paraná em ter projetos para a cidade. “Quem ganha com isso é todo o Litoral e os moradores de Paranaguá, que tende a crescer muito com essas parcerias”, afirma.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios