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No ciclo 2018-2019 do Programa Selo de Qualidade no Turismo, do Sebrae/PR, 118 empresas foram reconhecidas com índices de conformidade

Em clima de conquista, empresários e gestores do Programa Selo de Turismo do Paraná concluíram o ciclo de consultorias e orientações em cerimônia realizada na noite da última sexta-feira, dia 15, na sede do Sebrae/PR de Curitiba. Ao todo, 118 empresários de meios de hospedagem e gastronomia de interesse turístico receberam 121 selos do programa, coordenado pelo Sebrae/PR, que atesta que seus empreendimentos estão em conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos pelas entidades promotoras do Programa.

Empresários de diversas regiões do Paraná estiveram presentes em Curitiba para a entrega do Selo. Representantes do Comitê Gestor formado pelas instituições Sebrae/PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Paraná Turismo e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fizeram a entrega para os participantes que atingiram o percentual de 80% nas análises de conformidade e troféus para os empresários que atingiram os índices mais altos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, enfatizou a importância dos empresários que receberam o selo, pelo qual dedicaram e fazem a diferença na economia do Paraná. “Temos que celebrar o trabalho dos empresários do turismo na conquista do Selo e a dedicação de todos, desde o processo de diagnóstico até a promoção de acesso a mercados. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná”, analisou Tioqueta.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, pontuou o esforço que o Governo do Estado está disposto a fazer para melhorar o turismo e o potencial turístico da região. “Do montante que o Governo do Paraná vai investir em mídia, 35% serão dedicados ao turismo. Temos que trabalhar muito para vender nosso Estado, primeiro para os paranaenses e depois para o país afora. Precisamos mostrar que podemos receber tão bem quanto os melhores destinos do mundo”, avaliou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou do evento - Foto Régis Santos/Inove

Piana congratulou os parceiros e empreendedores. “Há quatro anos já trabalhávamos para a qualificação das nossas empresas com o Sebrae, inclusive com o Selo do Turismo. Quando falamos de relacionamento de negócios, de melhoria de atendimento e de gestão da empresa, estamos falando da qualidade da prestação de serviços para aqueles que vêm nos visitar. É fundamental sabermos da responsabilidade que todos temos para bem servir e para mostrar que fazemos um receptivo de primeiro mundo. Belezas naturais e infraestrutura já temos”, concluiu.

A presidente da Abrasel, Jilcy Rink, enalteceu a importância do Selo como uma evolução para o turismo paranaense. “Tenho acompanhado as reuniões com as entidades e visto o esforço da equipe do Sebrae e dos gestores do Selo em provocar melhorias para que todos os empresários conseguissem atingir os melhores resultados. Sei que não é fácil, também sou empresária e há três anos participo do Programa. Por isso quero parabenizar cada um que conseguiu estar aqui, quase todos com 90% de índice de conformidade”, comemorou.

João Jacob Mehl, diretor-presidente da PR Turismo, lembrou a excelente participação de Curitiba na Copa do Mundo de 2014 ao receber pessoas do mundo todo. “O turismo depende diretamente dessa formação que todos aqui tiveram. Isso é fruto do Sebrae e da vontade de vocês de querer aprender e melhorar a qualidade do serviço. A qualificação da mão de obra é o sucesso do Turismo. Sem receptivo perfeito, não há sucesso e isso o Sebrae faz de melhor”, destacou.

Empresas vencedoras

A novidade deste ano foi a premiação por Região Turística, além das categorias já existentes anteriormente. Foram 118 empresas que receberam 121 Selos, sendo: 28 da Rota do Pinhão; 25 de Corredores das Águas; 20 de Cataratas e Caminhos; 17 dos Campos Gerais; 18 do Litoral; seis do Norte do Paraná; três de Terra dos Pinheiras; duas de Ecoaventuras Históricas e Sabores; além de duas de Imbituva e Imbaú.

Além da entrega dos selos e atestados de conformidade para as empresas paranaenses, uma empresa de cada categoria levou para sua cidade um troféu, por atingirem os mais altos níveis de avaliação nos critérios de qualidade. Mas duas chamaram atenção por atingirem 100% de conformidade: Bússola Eventos e Dell Rey Quality Hotel.

"Já é a nossa terceira participação no Programa. No primeiro ano, atingimos 99,7% de conformidade e ficamos em segundo lugar; no ano passado, ficamos na primeira colocação, mas não com 100%. Este ano, ficamos em primeiro lugar com 100% de conformidade. Para isso, focamos em melhorar o erro mínimo cometido e mantivemos os acertos. O desafio é manter os 100% nos próximos anos”, projeta a empresária Ana Paula Incerti, da Bússola Eventos, de Maringá, vencedora da categoria Organização de Eventos. Segundo ela, a empresa existe desde 2011, e surgiu de um sonho e também do incentivo do Sebrae para que ela empreendesse.

O empresário Jaime Machado Mendes, do Hotel Del Rey, de Foz do Iguaçu, vencedor da categoria Meios de Hospedagem pelo segundo ano consecutivo com índice de 100%, conta que há 12 anos a empresa participa de programas de capacitação do Sebrae e, desde 2016, do Selo de Qualidade no Turismo. “Naquele primeiro ano eu disse que seríamos vencedores. A partir disso, envolvi toda a equipe, que vestiu a camisa e acreditou junto comigo. Foi um grande desafio manter esses índices por dois anos consecutivos, pois é um trabalho diário de aperfeiçoamento e busca de inovação”, comemorou.

Na categoria Gastronomia de Relevância Turística, o primeiro lugar ficou com Sushi Hokkai, de Foz do Iguaçu. Em Transportadora Turística, a Grand Tour, de Maringá foi a campeã. Entre as Agências de Turismo Receptivo, a TNT Agroimersão, de Londrina, levou o troféu. Em Espaço de Eventos, a grande vencedora foi Vila Coruja Festas, de Ponta Grossa.

Por Região Turística, os primeiros lugares foram para: Hotel Planalto Ponta Grossa (Campos Gerais), Del Rey Quality Hotel (Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu), Bússola Eventos (Corredores das Águas), Tonello Business Hotel (Ecoaventuras, Histórias e Sabores), Hotel Cabana Suíça (Litoral), TNT Agroimersão (Norte do Paraná), Vinícola Família Fardo (Rotas do Pinhão), Virá Charme Resort (Terra dos Pinheirais).
Amanda de Santa/Asimp/Sebrae

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