Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Juliana Lívia Bortolin/Asimp/LBV

Cerca de 180 pessoas prestigiaram a primeira apresentação pública do projeto Coral e Orquestra Infantojuvenil Um Show de Boa Vontade, ocorrida no último dia 26 de outubro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo/SP. Desenvolvido para atender centenas de meninas e meninos, com idades entre 9 e 15 anos, a iniciativa tem incentivo fiscal do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e o patrocínio da empresa Cacau Show.

O espetáculo foi realizado pela Associação Educacional Boa Vontade (AEBV) que recebeu o apoio da organização social de cultura Poiesis, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura — Governo do Estado de São Paulo e da Legião da Boa Vontade (LBV). 

Sob a responsabilidade técnica do professor, compositor, folclorista e maestro Eduardo Escalante e regência do professor Nilton Duarte, o repertório do Coral e Orquestra Infantojuvenil Um Show de Boa Vontade somou composições do universo infantil, a exemplo de “O Cravo e a Rosa”, “Peixe Vivo”; do gênero clássico, como “Ode à Alegria” (trecho do quarto movimento da 9a Sinfonia, de Beethoven); populares, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos; e que remetem à Paz. Os jovens cantores e músicos emocionaram a plateia que não cansou de aplaudi-los.   

No projeto, as crianças e adolescentes participam de aulas de Teoria e Percepção Musical, técnicas vocais e de instrumentos musicais: violoncelo, clarinete, contrabaixo, trompa, trompete, violino, viola e flauta transversal. Eles aprendem, assim, desde iniciação ao canto e conhecimentos teóricos até a prática instrumental. Os alunos que integram o projeto estudam no Instituto de Educação José de Paiva Netto e residem em comunidades do entorno onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos bairros Bom Retiro, Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha, Santa Cecília, Campos Elísios, Brasilândia e Freguesia do Ó. Além do aprendizado da música e da possibilidade de descoberta de novos talentos, a iniciativa contribui para o desenvolvimento cognitivo e a melhoria do comportamento e da concentração. Ao mesmo tempo, a ação ajuda a elevar a perspectiva social e cultural da garotada.

O objetivo da Associação Educacional Boa Vontade é estender as atividades do projeto para mais crianças e adolescentes e, para isso, ela conta com o apoio de patrocinadores. Os interessados em patrocinar a iniciativa devem enviar um e-mail para
projetosespeciais@lbv.org.br ou ligar para o tel.: (11) 3361-6078.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.