Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Retorno do Complexo Turístico Itaipu é gradual; nesta primeira semana só a Visita Panorâmica está sendo ofertada

Alguns minutinhos a mais de preparação na barreira sanitária, com higienização das mãos e pés, aferição de temperatura e preenchimento de formulário, além do uso obrigatório de máscaras de proteção facial, mudaram um pouco o caminho para o passeio na Itaipu Binacional. Mas a vista da maior hidrelétrica do mundo – com segurança! - compensou todo o esforço.

É o que garantiram os primeiros visitantes do Complexo Turístico Itaipu (CTI) na quinta-feira, 11, quando foram retomadas as atividades. Renovado, ressignificado e com respeito – ao distanciamento e às atitudes necessárias para o momento -, foram as premissas seguidas pelo turismo de Itaipu, que voltou totalmente reenergizado, como era de se esperar da maior geradora de energia do mundo.

O primeiro passeio a ser retomado foi o carro-chefe do CTI – a Visita Panorâmica -, que possibilita aos turistas uma visão privilegiada da usina. No primeiro horário desta quinta, estavam o casal Diego José de Lima e Elisangela Arruda de Lima, e o filho Enzo Arruda de Lima. Eles mudaram-se de Maringá para Foz do Iguaçu em fevereiro deste ano e não tinham conseguido visitar os atrativos ainda, devido ao fechamento motivado pelo enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Ficamos na expectativa e quisemos vir no primeiro dia, no primeiro horário”, conta Diego, que agendou o passeio no dia anterior. Eles consideraram o ambiente do passeio seguro. “Bem respeitado o distanciamento, tudo higienizado ao extremo”. Agora, a ansiedade é para a reabertura dos outros atrativos: eles ainda querem conhecer a Itaipu Iluminada e o Itaipu Especial, circuito interno na usina.

A família de Miriam Cristina Junqueira, de Balneário Camboriú, está em Foz do Iguaçu desde a última segunda-feira. Aproveitando o feriado de Corpus Christi e o dia ensolarado, ela, o marido, a mãe e os dois filhos, Samuel e Lucas, fizeram a Visita Panorâmica. Miriam morou em Foz e já conhecia a Itaipu, e fez questão de trazer os filhos para o passeio. Ela disse que sentiu tranquilidade de levar a família ao perceber que a cidade como um todo está tomando os devidos cuidados para evitar a propagação do coronavírus.

Neste primeiro momento, segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), responsável pela administração do Complexo Turístico Itaipu, general Eduardo Garrido, são esperados, principalmente, visitantes da cidade e região. “Estamos retomando de forma gradual e contamos com a nossa população de Foz do Iguaçu e do entorno, de modo que, pouco a pouco, os turistas tenham a confiança de que é um lugar seguro e voltem a visitar a nossa cidade, que tem muitas maravilhas”, afirma.

Retorno gradual

Na primeira semana de retorno às atividades, somente a Visita Panorâmica é ofertada pelo CTI, de hora em hora, das 9h às 16h. O segundo passeio a ser retomado, a partir do dia 17, é o Refúgio Biológico, nos horários das 9h às 17h30, com disponibilidade de 10 vagas por horário.

O Ecomuseu volta no dia 24, das 10h às 17h, com a Ciência na Esfera suspensa temporariamente. Já o Itaipu Iluminada tem previsão de início no dia 01 de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de retorno.

Ascom/Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.