Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é consolidar a região do Limoeiro como local de grandes potencialidades econômicas, culturais e sociais, colocando Londrina no mapa do turismo do Paraná

O Conselho Municipal de Turismo de Londrina (COMTUR) lançou o Projeto Caminhos do Limoeiro – Rotas de Turismo Rural, Lazer, Esportes, Cultura, Produtos Naturais e a Boa Comida Típica, que visa fomentar o turismo rural. O objetivo é desenvolver políticas públicas efetivas de inclusão e parcerias para prosperar os negócios do turismo rural na região do Limoeiro, dotada de grandes potenciais.

O projeto foi proposto pelo COMTUR, no dia 9 de setembro deste ano, e desde então o trabalho vem sendo desenvolvido buscando apoio, orientação técnica e subsídios junto aos órgãos públicos municipais e estaduais e também por meio da iniciativa privada. Por parte da Prefeitura de Londrina, o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) apoiam o projeto.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do Caminhos do Limoeiro, e membro do Conselho Municipal de Turismo, Deise Lima e Silva, o projeto já está em curso e tem sido bem recebido pelas secretarias municipais, onde até então foi apresentado, bem como em organizações e entidades não governamentais.Segundo ela, a iniciativa pretende desenvolver o turismo rural com base nas vocações locais e regionais, valorizando a ruralidade, conservando o meio ambiente, dando oportunidade de emprego e renda, principalmente aos agricultores familiares. “Pretendemos receber apoio técnico e aporte para que as ações do turismo rural estejam em harmonia com a natureza, através de ações integradas, parcerias público-privadas, assistência técnica, sendo o Caminhos do Limoeiro o agente que vai consolidar a região como local de grandes potencialidades econômicas culturais e sociais”, apontou.

Silva explicou que, além dos aspectos econômicos, culturais e sociais e de melhoria de qualidade de vida para a população da região, entende-se que todos os atrativos e ações que a localidade já propiciam lazer e entretenimento para os cidadãos Londrinenses. “Lembrando da necessidade cada vez mais crescente da procura por ofertas de ecoturismo e turismo rural como compensatórios para o estresse da vida urbana ou mesmo como busca por um estilo de vida mais saudável e mais próximo à natureza”, ressaltou.

De acordo com ela, levantamentos preliminares apontam a região do Limoeiro como destino de muitos londrinenses, usuários não domiciliados, que visitam a região e seus atrativos com frequência, o que pode ser facilmente registrado através de uma contagem simples de veículos e de fluxo de pessoas.

O projeto apresenta que entre os diversos atrativos do local estão: restaurantes; pousadas; pesqueiros; locais com estrutura para grandes eventos; turismo de aventura (trilhas, rapel); feiras de produtores com uma grande variedade de produtos artesanais (quitutes, compotas, queijos, embutidos, vinhos, hortifruti, plantas, flores, entre outros); e festas temáticas, onde é celebrada a beleza da vida no campo, a produtividade e as suas benesses, com comidas típicas, leilão de produtos agropecuários e manifestações religiosas.

“Temos ainda as rotas do ciclismo, muitos grupos independentes com mais de trinta membros cada, onde famílias inteiras fazem passeios na região, inclusive com programação noturna na Estrada dos Periquitos, além de grupos de caminhada e visitantes diversos. Além disso, estamos em conversa com a Secretaria Municipal de Cultura sobre a retomada das festas temáticas, para que a primeira aconteça no Limoeiro”, completou Silva.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, enfatizou que o projeto Caminhos do Limoeiro é uma iniciativa muito importante para o município de Londrina e vai ao encontro da fase pós-pandemia, onde o desenvolvimento regional do turismo tem se fortalecido. “As pessoas têm procurado atividades no entorno da cidade e a região do Limoeiro tem uma potencialidade muito grande. Lá, há diversos restaurantes, uma vinícola, produção de produtos artesanais e feiras. Tudo isso é muito valioso e mostra o potencial de nosso município. Londrina tem se desenvolvido no turismo, nos últimos tempos. A partir de 2019 recriamos a tradição do Natal, somos Selo A no turismo, inserimos letreiros nos lagos Igapó e Cabrinha, a ponte de guarda-chuvas, entre outras ações. Essa gestão valoriza o turismo como vetor econômico para desenvolvimento de Londrina”, apontou.

Um dos desdobramentos do projeto é a Vila Temática da Nata, que vai reunir diversos quiosques de produtores locais, os quais vão oferecer produtos da região. A inauguração da Vila irá ocorrer neste sábado (20), a partir das 17h. Na ocasião, haverá um show no Restaurante Iwama Yakinuki, que fica dentro da vila, com apresentação musical, danças e taiko. A Vila fica na estrada do Limoeiro, esquina com a estrada Jericó.

Lembrando que, há mais três anos, a região conta com a Feira Estrada do Limoeiro, realizada todos os domingos, das 8h às 13h, comercializando produtos típicos da região, como queijos, mel, verduras, frutas, salgados e doces, artesanatos feitos à mão, artigos de decoração, massas artesanais caseiras, orquídeas e plantas, e muito mais. A Feira tem uma página no Instagram @feira_estradadolimoeiro. 

O projeto Caminhos do Limoeiro já está captando apoios. Para ver mais sobre o Caminhos do Limoeiro clique aqui e assista um vídeo sobre a iniciativa. Informações para apoio e parcerias também podem ser obtidas pelo e-mail caminhosdolimoeirolondrina@gmail.com ou pelo celular da Deise Lima e Silva (43) 99946-7222.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.