Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atrativo terá horário especial neste feriado, com abertura para visitação na segunda-feira (15). Passeios são ao ar livre e incluem protocolos de enfrentamento da covid, como álcool em gel, máscara e distanciamento social.

Para quem estiver em Foz do Iguaçu neste feriadão de Carnaval, uma boa opção de passeio é o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional. Localizado junto à usina, com acesso a partir do Centro de Recepção de Visitantes, o RBV terá funcionamento diferenciado: irá abrir nesta segunda-feira (15), dia da semana em que normalmente está fechado para visitação.

Criado há 36 anos, no dia 27 de junho de 1984, o Refúgio abriga diversos projetos de conservação de fauna e flora e de educação ambiental. Conta com um plantel de animais típicos do bioma regional (a Mata Atlântica), como a onça, harpia, veado-bororó, anta e cervo-do-pantanal, que encantam adultos e crianças.

Alguns desses animais foram resgatados do tráfico ou de acidentes. Outros fazem parte de importantes projetos de reprodução de espécies ameaças, como a harpia. Percorrendo as trilhas do RBV, os turistas participam de uma experiência que une entretenimento, aprendizagem e contato com a natureza.

Por se tratar de uma opção de passeio ao ar livre e que cumpre os protocolos de enfrentamento da pandemia (como álcool em gel disponível durante todo o trajeto, obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social, inclusive com limitação do número de vagas), é uma opção que tem sido bastante procurada.

Dos atrativos da Itaipu, o RBV é o que registrou a menor queda de público neste último mês de janeiro, na comparação com o mesmo período em 2020, quando o turismo ainda não tinha sido impactado pela pandemia de covid-19. A queda de visitação foi de apenas 5%. Em janeiro de 2021, quase 3.500 pessoas visitaram o RBV, das quais 21% são moradores de Foz do Iguaçu e região.

A comerciária Carmem Maria Gaitkoski, apesar de morar em Foz do Iguaçu, visitou o RBV pela primeira vez nesta semana. De férias, aproveitou para conhecer o Refúgio com os pais, a irmã e a filha. “Achei o passeio muito bem organizado, desde o agendamento pela internet, o embarque com álcool em gel, a orientação sobre a água [recomenda-se levar a própria garrafa para consumo]. Bem tranquilo e seguro”, afirmou.

O estudante universitário Gabriel Mendonça Arruda, de São Paulo (SP), também veio pela primeira a Foz e ao RBV. “Gosto muito dos animais e achei uma ótima oportunidade para conhecer o local”, disse. “O pessoal é bem cuidadoso. Comparado a São Paulo, é muito mais segurança. É um espaço aberto, tem álcool em gel em todo o passeio. Gostei bastante”, acrescentou.

Marcelo Freitas, servidor público do Rio de Janeiro, de férias pela primeira vez em Foz do Iguaçu, incluiu o RBV em seu roteiro. “É uma visita muito tranquila, todo mundo usa máscara e cumpre os protocolos de segurança”, comentou Freitas, que veio acompanhado da esposa e do filho.

Horários dos passeios

Confira, abaixo, os horários dos passeios oferecidos pelo Complexo Turístico Itaipu neste feriado de Carnaval. O atendimento no guichê, no Centro de Recepção de Visitantes, é das 8h às 18h30. Recomenda-se que os visitantes levem suas garrafinhas para o consumo de água (é possível reabastecer em alguns pontos do passeio).

Refúgio Biológico (20 vagas por passeio): horário especial de feriado nesta segunda e terça-feira: 8h30 | 9h30 | 10h* | 10h30 | 13h30 | 14h30 | 15h* | 15h30. *Nesses horários, passeio realizado com veículo fechado.

Itaipu Panorâmica: diariamente, das 8h30 às 17h, com saídas a cada 30 minutos. Duração média do passeio: 1h10.

Ecomuseu: diariamente, das 10h às 18h. Transportes partindo do Centro de Recepção de Visitantes a cada meia hora. Último às 17h30.

Asimp/Itaipu Binacional

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.