Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa do Sebrae/PR será lançado hoje, 2; proposta é oferecer melhoria em qualidade e reconhecimento técnico para as empresas da cadeia de turismo

O Sebrae/PR lança em Londrina, hoje, 02, às 14 horas, o Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que visa incentivar as empresas do segmento de turismo a investirem na gestão e na excelência dos seus serviços. Essa é a segunda edição do Programa, que reconheceu, em 2015, a qualidade de 15 empresas londrinenses: Boleria Dom Leonardi, Bourbon Londrina Business Hotel, Comfort Suites Hotel, Crillon Palace Hotel, Hotel Crystal, Hotel Golden Blue Express,  La Palme Bistrô, Pizza Mais, Restaurante Dá Licença, Restaurante O Casarão, Restaurante Pastel Mel, Satay Restaurante, Sávio Sorvetes e  Varanda Bar e Restaurante.

Uma das novidades do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná em 2016 é a inclusão de novas categorias de empresas. Além de atender a rede hoteleira e os negócios que atuam na área da gastronomia, poderão se inscrever empresas que atuam no meio de hospedagem, agências de viagem receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas.

A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, explica que, em sua grande maioria, os empresários não percebem que pertencem à cadeia de turismo. “Os visitantes que vem a Londrina para fazer viagens de lazer ou de negócios também fazem parte do público alvo desses empreendimentos, que devem buscar, cada vez mais, um fator diferenciação”, diz.

O Selo, segundo Simone, promove a melhoria dos processos e da gestão estimula a competitividade e traz benefícios para o cliente e para o mercado como um todo. “O Selo de Qualidade no Turismo é um fator de diferenciação para as empresas que investem em excelência, pois agrega valor com a otimização de processos, diversificação e melhoria de serviços, além de aumentarem a sua rentabilidade”, frisa.

O selo irá contribuir para que os empresários consigam dar um ‘salto na qualidade’. No início do processo, eles terão a oportunidade de fazer uma autoavaliação para verificar os pontos que podem ser melhorados para aumentar a competitividade, com base em modelos bem-sucedidos no Brasil.

Metodologia

A proposta desenvolvida pelo Sebrae/PR consiste em capacitar as pequenas empresas com interesse na cadeia de turismo, por meio de diagnósticos, consultorias e orientações específicas, de forma a indicar os melhores caminhos e atitudes para atingir os padrões de qualidade.

“Todo o Programa tem como referências ferramentas e entidades como o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, destaca Simone Millan.

Após esse ciclo de diagnósticos, consultorias e adequações, com a duração de aproximadamente um ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fará as auditorias necessárias para atestar a conformidade de todos os itens de qualidade dos processos do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico. Essas empresas devem atender, no mínimo, 80% dos processos para conquistarem o reconhecimento técnico e o Selo de Qualidade no Turismo.

O Programa é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), Paraná Turismo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), a Associação Brasileira de Agências de Viagens – Paraná ABAV PR.

Asimp/Sebrae/Pr

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios