Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tema foi debatido na Câmara de Londrina durante cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Turismo, por requerimento do vereador Matheus Thum (PP)

Durante a sessão ordinária da quinta-feira (6), a Câmara de Londrina realizou evento alusivo ao Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, conforme a lei federal nº 12.625/2012. A celebração foi solicitada por meio do requerimento nº 117/2021, do vereador Matheus Thum (PP), que defendeu a ampliação de políticas públicas direcionadas ao setor. “Londrina tem um potencial turístico muito interessante e que pode ser ampliado se houver investimentos no setor e políticas públicas voltadas para o incentivo da atividade, seja na modalidade de turismo de negócios, seja na de entretenimento, sem deixar de considerar o destaque da cidade como centro educacional e de medicina de excelência”, defendeu.

Participaram remotamente do evento representantes do setor, que ressaltaram os impactos da pandemia de covid-19 para as empresas e profissionais do turismo, já que a realização de eventos foi impactada com as medidas restritivas impostas pelas autoridades. Pietro Veronezzi, diretor de Planejamento da Associação dos Meios de Hospedagem de Londrina e Região (AMEH), afirmou que, de 2019 para 2020, 60% dos hotéis de Londrina tiveram redução de 50% ou mais na ocupação de leitos. Ainda segundo ele, neste período, 30% dos hotéis reduziram em 40% o quadro dos funcionários. Para a reaquecer o setor, ele defendeu a construção de um centro de eventos para aproximadamente 3 mil pessoas e incentivos governamentais. “Faltam políticas públicas e estímulos para que venham mais eventos para Londrina. [...] Um exemplo prático: a Embrapa de Londrina organiza os eventos fora de Londrina. Isso é um absurdo”, criticou.

Retomada

Atualmente, em Londrina, estão permitidos eventos com a presença de até 50 pessoas. A presidente do Londrina Convention Bureau, Daiana Ferretti Bisognin Lopes, disse que esta era uma demanda da instituição que, em 2019 (antes da pandemia) havia captado 14 eventos e apoiado outros 32. A vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Hérika Galli, afirmou que o setor está empenhado na retomada do turismo local e citou a criação da campanha “#AmeLondrina”, para valorizar a cidade nas redes sociais. “A gente sabe que esta retomada ainda vem muito gradualmente. A esperança é que, para 2022, a gente siga com um passo mais largo e tenha um faturamento um pouco melhor”, projetou.

Ainda neste ano, Londrina deverá sediar os Jogos Abertos do Paraná (Japs) e o Japs Combate, previstos para novembro, conforme adiantou o vereador Madureira (PTB). “Vamos rezar para que a pandemia baixe para encher nossos hotéis, movimentar nossos shoppings e nossos comércios”, disse.

Em relação ao apoio do poder público para o turismo, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, relembrou, entre outras medidas, a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de eventos de 5% para 3% e a campanha de Natal em 2019, que, segundo ele, injetou dinheiro na economia. Entre as ações em andamento, Ubiratan ressaltou a licitação para implantação de pedalinhos no Lago Igapó e a articulação política para conseguir verba para revitalização do Parque Arthur Thomas. “Isso tudo, junto com a Codel dando apoio, com certeza o setor está se preparando para, no pós-pandemia, voltar com todo o êxito necessário para que a gente consiga, neste ecossistema de turismo, crescer muito”, defendeu.

Outro ponto positivo destacado pelos participantes é a estrutura de Londrina para recepção de turistas. João Jacob Melh, presidente da Paraná Turismo, reforçou que a cidade recebeu do Ministério do Turismo a denominação de “classe A”, e se soma no estado, a Curitiba e Foz do Iguaçu. “Justifico que Londrina é [classe A] pelo seu trabalho, pela sua receptividade e pelo seu povo. O Ministério do Turismo considera, principalmente, os meios de hospedagem, alimentação, transporte e agências viagens. Tenho que cumprimentar Londrina que alcançou a classe A sem ter uma praia, uma catarata ou um Cristo Redentor para dar a ela sua força necessária”, afirmou.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.