Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vagas para cursos do programa Pronatec Turismo vão atender 214 municípios brasileiros. Medida aumenta a competitividade dos destinos

O Ministério do Turismo vai intensificar o treinamento de profissionais da cadeia produtiva do setor para suprir as necessidades de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Serão 52 cursos relacionados a segmentos como hotelaria, agências de viagens, gastronomia, segurança, entre outros. Entre as cidades beneficiadas, neste segundo semestre, pelo Programa Pronatec Turismo, estão o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada, e as cinco cidades que receberão partidas de futebol durante o evento.

“A qualificação profissional é importante tanto para aqueles que já estão empregados, quanto para aqueles que buscam oportunidades no setor do turismo”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. Para ele, a melhoria na qualidade dos serviços “é essencial para aumentar a competividade do Brasil, além de ser um legado que os grandes eventos esportivos deixam para o país”. No último ano, com a Copa do Mundo, o Pronatec Turismo qualificou cerca de 103 mil alunos.

O primeiro acordo de cooperação da nova fase do programa, realizado em parceria com o Ministério da Educação, foi assinado pelo MTur com a Prefeitura de Formosa (GO). O município integra a região metropolitana de Brasília, capital que, assim como São Paulo, Salvador, Manaus e Belo Horizonte, abrirá seu estádio, o Mané Garrincha, para as competições olímpicas.

Além das cidades diretamente envolvidas com os jogos olímpicos, o programa beneficiará também 81 municípios localizados no entorno de Parques Nacionais, que podem atrair visitantes brasileiros e estrangeiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Trata-se de uma ação para estruturar e valorizar essas unidades de conservação como atrativos turísticos, criando condições e oportunidades de emprego para as comunidades locais.

No total, serão atendidos 214 municípios de todas as regiões do país, 90 a mais do que os beneficiados no esforço de qualificação para a Copa do Mundo. Até o final de 2015, serão oferecidas vagas de cursos profissionalizantes nas quatro modalidades do programa: cidadão, na empresa, social e desenvolvimento local. Cada uma delas, direcionadas para públicos específicos tais como jovens em busca do primeiro emprego, profissionais e empreendedores do setor de turismo.

Asimp/MTur

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.