Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram 120 dias para empresas de Tamarana migrarem para o modelo de emissão de nota fiscal eletrônica de serviços implantado pela Secretaria municipal de Fazenda. O prazo terminou ao início deste mês e, desde então, só têm validade fiscal os documentos gerados a partir do sistema da "NFS-e".

"As prestadoras de serviços tiveram esse período para se adaptar, fazer testes, tirar dúvidas e, agora, a partir de setembro, a nova legislação já começou a vigorar", explicou a titular da pasta, Bruna Silva Miranda.

O trabalho de implantação da nota fiscal eletrônica de serviços em Tamarana teve início durante o último ano, quando, por meio da lei complementar 01/2017 (http://bit.ly/lei012017), foram modificados dispositivos do Código Tributário do município (lei 53/1997) referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS). Em março deste ano, houve a promulgação das leis 1.245/2018 e 1.246/2018 (http://bit.ly/leis1245e1246), que, por sua vez, criaram a NFS-e em âmbito municipal. Já o decreto 77/2018 (http://bit.ly/decreto772018) regulamentou quais prestadores de serviços da cidade precisam emitir o documento.

"Após a publicação das leis [1.245 e 1.246], fizemos reunião pública com escritórios de contabilidade, empresas e contribuintes para apresentar tanto a parte operacional quanto a legislação da nota fiscal eletrônica", contou a secretária de Fazenda.

Para Bruna Silva Miranda, a modernização na emissão do documento deverá resultar em mais recursos para o município. "Com esse novo sistema, nós esperamos aumentar a arrecadação através do ISS, aprimorar o acompanhamento das atividades das empresas e também atualizar os cadastros que temos delas". Empresas que atuarem em desconformidade com a NFS-e estão sujeitas às penalidades previstas no capítulo VI da lei 1.245/2018.

O ambiente virtual para gerar a nota fiscal eletrônica de serviços é disponibilizado na própria página da Prefeitura de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br), no menu "Empresa", através do ícone "Nota Eletrônica". Mais informações sobre o tema podem ser obtidas na Diretoria de Tributação da Secretaria de Fazenda, que atende na sede da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é o 3398-1935.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.