Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ficção científica escrita por Flavio Lanaro reúne deslocamento no tempo, amor e forças da natureza; lançamento contará com tarde de autógrafos

O jornalista e publicitário londrinense Flavio Lanaro lança no próximo sábado (23), na Livraria da Vila (Shopping Aurora), o livro “Árvore Cósmica”, ficção científica envolvendo personagens que se entrecruzam, histórias paralelas, viagens no tempo, a ciência e o extraordinário. Uma história fantástica que certamente vai cativar o leitor e levá-lo para um mundo real e imaginário ao mesmo tempo. Durante o lançamento, o autor vai autografar os exemplares e conversar com os leitores, no período das 15h às 18h.

O livro, publicado pela Editora Giostri, de São Paulo, marca a estreia oficial de Flavio Lanaro na literatura, embora o autor já tenha se aventurado na área: “Eu já tinha escrito outras histórias antes, inclusive um pequeno romance policial chamado ‘Visto Para o México’, que tive a audácia de postar na Amazon, e uma série chamada ‘Contos Suburbanos’ que está engavetada”, conta Flavio Lanaro. “Escrevi também outros contos e histórias que apresentei para impressionar meus amigos, e até mesmo livros infantis escritos com amor para meus sobrinhos.”

A ficção é narrada sob a ótica dos dois personagens principais, Therese e Nicholas, ambos viajantes do tempo. Eles se encontram em um mesmo tempo e lugar, no século XX, apesar de a cientista social Therese viver no ano de 2983, e o renomado físico Nicholas em 2715. Para viverem uma história de amor juntos, os dois precisam superar as dificuldades e resolver os problemas pessoais, além de conseguirem uma maneira de se encontrar em um mesmo tempo e lugar.

“Queria apenas escrever uma história do bem, onde não houvesse um assassinato para ser desvendado, um drama pesado, sem delinquência, traições, apenas pessoas comuns tentando conviver com suas diferenças, seus fantasmas pessoais, seus pequenos dramas familiares, mas de maneira positiva, com otimismo, como capacidade de avaliar, entender e perdoar”, explica.

Árvore Cósmica

Na obra, os personagens estão cercados por coincidências, sendo que a planta “A Árvore Cósmica” também faz parte da história, tem sua missão, sua importância na percepção de que somos regidos por alguma força além da nossa compreensão. Este é um ponto de vista que o autor conferiu aos personagens, mas, afinal, o que é a árvore cósmica?

“Apesar de entrar como personagem no que eu chamo, carinhosamente, de uma aventura botânica, ‘Árvore Cósmica’ não é apenas ‘A’ árvore cósmica. Se refere a todas as energias, elementos, escolhas, que regem toda a humanidade. Lembram-se daquela teoria que perguntava se uma borboleta bater asas na floresta amazônica poderia causar um tornado no Texas? É mais ou menos isso o que os canais da ‘Árvore Cósmica’ podem fazer através do tempo, com suas raízes, tronco e galhos ligando passado e futuro, o universo e o indivíduo, a ciência e a fé, o místico e o racionalizado. É também uma livre apropriação da mitologia Celta.”

Publicidade

Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, foi com a publicidade que Flavio Lanaro pode expressar todo seu potencial criativo. “Fiquei 26 anos na publicidade, onde criei dezenas de campanhas, algumas premiadas, mas acabei deixando a área por uma série de motivos, entre eles a mudança de mercado e a aposentadoria de alguns dos meus ídolos, que já não enxergavam na publicidade a capacidade de contar histórias.”

Ao deixar a publicidade, Lanaro encontrou o tempo que precisava para se dedicar a uma obra que tivesse a estrutura e a extensão de um romance. “A atração pela cultura pop, pelo cinema, pela ciência, astronomia, ficção científica e, em especial, pelo tema das viagens no tempo, começaram a desenhar em minha cabeça um ‘plot’ da narrativa que parecia possível me aventurar.”

Uma página por dia

Segundo o autor, o processo de criação de “Árvore Cósmica” foi relativamente curto, mas exigiu uma rotina de dedicação e criatividade. “Meu objetivo era escrever apenas uma página por dia, o que descobri ser extremamente difícil. Durante nove meses me debati para desenvolver uma história que fosse ao mesmo tempo interessante, concatenada, original e prazerosa de se ler. Continuei firme, do meio de 2018 ao início de 2019, escrevendo uma página por dia. Às vezes até de madrugada, para tentar chegar às 100.000 palavras de um romance médio. Terminei com 96.960.”

Onde comprar

O livro “Árvore Cósmica ou a duração relativa das coisas”, pode ser adquirido na Livraria da Vila, no Shopping Aurora (Av. Ayrton Senna, 400), em Londrina, ou através do site da editora: lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php por R$59,00. “Espero que gostem, que o acesso a “Árvore Cósmica” desperte no leitor o prazer pela leitura, pela ciência, ou pela exploração do espaço, pelo conhecimento das forças da natureza, ou pela preservação das florestas. Nunca se sabe”, finaliza Flavio Lanaro.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios