Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto cultural Memória da mulher negra londrinense realizou uma pesquisa sobre 40 mulheres negras de Londrina que foram importantes para o desenvolvimento social, cultural e comunitário nas 4 regiões da cidade e nos distritos através de perfil biográfico mesclado à memória do bairro e região e da própria cidade.

A proposta é contribuir com a memória da cidade por meio do resgate das histórias de mulheres simples, trabalhadoras, artistas amadoras e que estiveram fora do foco da história e da mídia ao longo do desenvolvimento de Londrina.

O projeto buscou informações na comunidade, com estudiosos e apoio do NEAB/UEL, Movimento Negro e Assessoria Especial para a Igualdade Racial.

Encontramos mulheres e familiares entusiasmados em falar e muitos tímidos também, fruto de uma história que nunca deu atenção e relevância às mulheres, negras e pobres com suas trajetórias de vida: trajetórias impares e generosas!

No dia 18 de setembro, no salão nobre do Colégio Champagnat será lançada uma revista de 28 páginas com um resumo do conteúdo levantado. Os exemplares serão divulgados entre familiares das mulheres pesquisadas e também em espaços de cultura e educação (como Vilas Culturais, centros culturais, UEL, Faculdades e etc...). Editorada por Marcelo Paes, a revista traz capa inédita de Carão Capstylle e textos de Valdir Rodrigues e Sueli Galhardi.

A proposta patrocinada na modalidade de bolsa pelo PROMIC além de ser cultural, passa pelos contextos social, educativo e de defesa da memória da mulher em Londrina e também contribuir com a aplicação da Lei Federal 10.639/03, cultura de matriz africana além de registrar o movimento e a importância da luta das mulheres negras em Londrina, nos últimos 40 anos e dar visibilidade a estas histórias e biografias. Maria Helena de Oliveira, 76 anos é a proponente do projeto.

Canal no youtube com vídeos:

https://www.youtube.com/channel/UCGcClDV265C3QaVUGd6gokA

Maria Helena/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.