Há 44 anos, a Fundação João Paulo II desenvolve uma missão que combina evangelização, comunicação e ações voltadas à promoção da dignidade humana. Criada em 29 de junho de 1982 pelo padre Jonas Abib, em Cachoeira Paulista (SP), a instituição tornou-se responsável pela manutenção do Sistema Canção Nova de Comunicação e da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova (RDS), que reúne projetos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Ao longo de mais de quatro décadas, a fundação ampliou sua atuação para atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, oferecendo iniciativas voltadas à formação, inclusão social e fortalecimento da cidadania. A proposta institucional busca integrar a evangelização com ações concretas de desenvolvimento humano, beneficiando milhares de pessoas em diferentes regiões do país.
As comemorações pelos 44 anos acontecem nesta segunda-feira (29), com missas em ação de graças no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista. A programação também inclui a visita da relíquia de primeiro grau de São João Paulo II aos diversos departamentos da instituição, em um momento de oração com colaboradores e missionários.
Histórias construídas dentro da missão
Entre os exemplos de transformação proporcionados pelos projetos da Fundação está a trajetória do jornalista Jean César de Oliveira Costa. Aos 16 anos, ele participou gratuitamente do curso de Assistente Administrativo oferecido pelo Programa de Geração de Emprego e Renda (Progen), uma das iniciativas da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.
Após concluir a formação, Jean passou a integrar o quadro de colaboradores da Fundação, inicialmente na equipe de segurança. Paralelamente, cursou Rádio e TV na Faculdade Canção Nova e posteriormente formou-se em Jornalismo. Hoje atua como chefe de reportagem e produção do telejornal Canção Nova Notícias e apresenta o programa Canção Nova Agro.
Trabalho coletivo
Segundo a direção da Fundação, o aniversário representa o reconhecimento do trabalho realizado por colaboradores, missionários, voluntários e mantenedores que contribuem para o desenvolvimento das atividades evangelizadoras e sociais.
O presidente da instituição, padre Wagner Ferreira da Silva, destaca que a missão continua sustentada pela colaboração dos chamados sócios evangelizadores, que ajudam a manter os projetos desenvolvidos pela Fundação.
Com o propósito de "Formar homens novos para o Mundo Novo", a Fundação João Paulo II segue expandindo suas ações nas áreas de comunicação, educação, assistência social e saúde, mantendo a proposta iniciada por seu fundador de aliar a evangelização à promoção da dignidade humana e ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com informação da Canção Nova