O Governo Federal iniciou uma mobilização nacional para ampliar o acesso a cirurgias e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação prevê a realização de mais de 16 mil procedimentos em 46 unidades hospitalares distribuídas por 20 estados brasileiros, com o objetivo de reduzir filas de espera e acelerar o atendimento de pacientes que aguardam por cirurgias e consultas especializadas.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, coordenado pelo Ministério da Saúde, e envolve hospitais públicos, privados e filantrópicos. Segundo a pasta, cerca de 13 mil procedimentos serão realizados em unidades públicas que tiveram salas cirúrgicas reativadas após receberem equipes médicas, insumos e equipamentos. Outros 2,3 mil atendimentos ocorrerão em hospitais privados e filantrópicos que aderiram ao programa.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a estratégia busca utilizar toda a estrutura disponível do sistema de saúde para ampliar a oferta de atendimento especializado à população.
Atendimento em hospitais públicos e privados
Nos hospitais privados e filantrópicos participantes, pacientes encaminhados pelo SUS terão acesso a consultas, exames e cirurgias sem custos. As instituições recebem créditos financeiros que podem ser utilizados para abatimento de tributos federais.
Os procedimentos contemplam especialidades como oftalmologia, ortopedia, cardiologia, oncologia, ginecologia e cirurgia geral. Entre os estados beneficiados estão Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Pernambuco.
Já nos hospitais públicos, o Ministério da Saúde identificou estruturas com capacidade ociosa devido à falta de profissionais, equipamentos ou materiais. Com a contratação de equipes e aquisição de insumos, essas unidades voltaram a operar em sua capacidade total.
As ações incluem cirurgias ginecológicas, oftalmológicas, vasculares e do aparelho digestivo, além de atendimentos integrados nas áreas de cardiologia, oncologia e oftalmologia.
Experiências anteriores
Segundo o Ministério da Saúde, iniciativas semelhantes já foram realizadas em municípios do Amazonas e do Pará. As ações-piloto ocorreram em cidades como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Maués e Santarém, resultando em mais de 9 mil procedimentos realizados.
A proposta é ampliar o acesso a serviços especializados em regiões que historicamente enfrentam dificuldades de atendimento e longos períodos de espera.
Carretas levam atendimento ao interior
Outra frente do programa é o atendimento itinerante por meio de unidades móveis. Atualmente, 87 carretas percorrem o país oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados, principalmente nas áreas de saúde da mulher, diagnóstico por imagem e oftalmologia.
De acordo com o governo, as unidades já atenderam mais de 193 mil pessoas e realizaram cerca de 498 mil procedimentos em mais de 3 mil municípios brasileiros. A previsão é que a frota alcance 150 unidades até o final de 2026.
Recorde de cirurgias eletivas
O Ministério da Saúde informa que o Brasil registrou, em 2025, um recorde de 14,9 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS, número 42% superior ao registrado em 2022.
No mesmo período, foram contabilizadas 1,6 bilhão de consultas com especialistas, crescimento de 30% em comparação com 2022, além de mais de 1,3 bilhão de exames e cerca de 14 milhões de internações realizadas pela rede pública de saúde.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.