Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O tema “Mundo Digital: Museus em Transformação” busca trazer reflexões e discussões acerca dos processos tecnológicos dos museus

O Museu de Arte de Londrina juntamente com a Universidade Estadual de Londrina, através do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, museus da região da cidade, e com o apoio do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), Projeto de Educação e Parque Escola Bico Amarelo, participam da 14ª Primavera dos Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que irá acontecer entre os dias 21 a 25 de setembro.

Neste ano, a 14ª Primavera dos Museus irá abordar o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”. As atividades locais são organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em conjunto com as entidades participantes. As inscrições do evento estão abertas até o dia 21 de setembro e os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link.

A diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luisa Fontenelle, destacou a importância do tema, ainda mais neste tempo de pandemia do novo coronavírus. “É importante que os museus tenham a oportunidade de refletir sobre o mundo digital, assim como as necessidades que se impõem neste novo momento. Dessa forma, por meio de discussões e reflexões, será possível encontrar alternativas para que eles possam trabalhar com seus diversos públicos independentemente da situação presencial e, com isso refletir que, mesmo no ambiente on-line, os museus podem estar presentes”, destacou.

Programação

As atividades incluem roda de conversa entre os gestores dos museus participantes, exposição e visitas virtuais, bate-papo com a artista Yoshiya Nakagawara Ferreira, entre outros temas referentes à transformação dos processos tecnológicos dos museus.

Ainda de acordo com a diretora, as atividades foram estabelecidas em parceria com todos os gestores dos museus participantes. “Nós procuramos trabalhar em conjunto com as outras instituições museológicas da cidade e regiões próximas, como Cambé, Ibiporã e Rolândia. A programação da 14ª Primavera dos Museus é uma iniciativa de todos”, explicou Fontenelle.

No dia 21 de setembro, das 15h às 16h, haverá uma palestra sobre “Arquivos informais, redes sociais e a mediação da memória: uma proposta de reflexão”, com Pedro Telles da Silveira. A programação na íntegra pode ser acessada aqui. O evento será encerrado no dia 25 de setembro, com um bate-papo com a artista e professora aposentada da UEL, Yoshiya Nakagawara Ferreira, que irá falar sobre trajetória de vida como professora, carreira artística, sobre a obra Shemá, entre outros tópicos.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.