Educação

Alunos de Arapongas recebem orientações sobre uso consciente de energia e prevenção de acidentes

Cerca de 150 estudantes de quatro escolas municipais participaram de atividade educativa promovida pela Copel no Cine Mauá.

V
Por Da Redação

Publicidade

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino de Arapongas participaram de uma ação educativa voltada ao uso consciente da energia elétrica e à prevenção de acidentes domésticos. A atividade foi promovida pela Copel por meio do programa Iluminando Gerações e reuniu estudantes de quatro escolas no Cine Mauá.

Participaram da iniciativa alunos das escolas municipais Alzira Horvatich, no Jardim Del Condor; Diomar Pegorer, na Vila Aparecida; Padre Chico, no Jardim Europa; e da unidade localizada no distrito de Aricanduva.

Durante a palestra, os estudantes receberam orientações sobre economia de energia, sustentabilidade e segurança no contato com equipamentos elétricos. O conteúdo foi apresentado de forma lúdica e prática, com exemplos do cotidiano para facilitar a compreensão das crianças.

Entre os temas abordados estiveram os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica, o perigo de utilizar aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas e outros cuidados que ajudam a prevenir acidentes.

Segundo o gerente da Base de Campo da Copel em Arapongas, Fábio Beques, a participação dos estudantes contribui para ampliar a conscientização dentro das famílias e comunidades.

A pedagoga da Rede Municipal de Educação de Arapongas, Enilda Makiyama, destacou a importância de iniciativas que aproximam os alunos de temas relacionados à segurança e à cidadania. Para ela, o aprendizado adquirido em sala de aula tende a ser compartilhado com pais e familiares, ampliando o alcance das orientações.

Programa deve atender novas escolas

O Iluminando Gerações é desenvolvido ao longo do ano letivo em escolas de diversas regiões do Paraná, com foco em alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Além das palestras, os participantes recebem materiais didáticos para reforçar os conteúdos trabalhados.

Esta foi a primeira ação do programa em Arapongas em 2026. De acordo com a Copel, outras escolas do município deverão receber as atividades ao longo do ano.

A iniciativa integra as ações de educação e segurança da companhia e está alinhada a práticas de sustentabilidade e conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica.

Em 2025, o programa alcançou mais de 82 mil estudantes em todo o Paraná por meio de palestras, eventos presenciais e atividades educativas.

Com informação da Copel

Receba notícias no celular Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro de tudo
Entrar no grupo

Recomendados para você
Mais lidas da semana

Publicidade