Política

Mais de R$ 72,3 milhões em emendas parlamentares são destinados pelo deputado Jairo Tamura a diversas áreas do Paraná

V
Por Asimp/
Mais de R$ 72,3 milhões em emendas parlamentares são destinados pelo deputado Jairo Tamura a diversas áreas do Paraná
Divulgação

Publicidade

Desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, em janeiro de 2025, o deputado estadual Jairo Tamura tem direcionado recursos para diferentes setores da sociedade paranaense. Em pouco mais de um ano de mandato, o parlamentar já viabilizou mais de R$ 32,5 milhões em emendas parlamentares, contemplando áreas como saúde, educação, cultura, turismo, esporte, meio ambiente, segurança pública, setor rural e instituições filantrópicas.

A atuação do deputado tem como prioridades o fortalecimento da saúde pública, da educação, da cultura, do setor produtivo rural e das políticas voltadas à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Turismo e Cultura

Em 2025, foram destinados R$ 3,5 milhões para festivais culturais em diversas regiões do Paraná, contribuindo também para o fortalecimento do turismo local. Os recursos contemplaram os municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Assaí, Bandeirantes, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Florestópolis, São Sebastião da Amoreira e Sertaneja.

Já em 2026, o setor recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos.

Educação

A educação recebeu R$ 4 milhões em 2025, por meio de iniciativas como o programa Escola Mais Bonita, instalação de aparelhos de ar-condicionado, aquisição de kits tecnológicos e outras melhorias para a infraestrutura escolar.

Em 2026, mais R$ 1 milhão foi destinado aos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Ibiporã, Uraí, Bom Sucesso, Florestópolis e Curitiba.

Saúde

A área da saúde foi contemplada com quase R$ 4,9 milhões em investimentos. Os recursos foram utilizados na aquisição de veículos e em obras de reforma e melhoria de unidades de saúde nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Floresta, Londrina, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertaneja.

Em 2026, em emendas orçamentárias previstas no orçamento do Estado, mais R$ 20 milhões serão direcionados para hospitais filantrópicos localizados no município de Londrina.

Esporte

O incentivo ao esporte também recebeu atenção especial. Ao todo, foram destinados R$ 2 milhões para ações nos municípios de Londrina, Uraí, Cambé e Rolândia.

Os recursos viabilizaram a aquisição de kits esportivos, a implantação do programa Meu Campinho — com campo de futebol society e quadra poliesportiva — e a cobertura da quadra do Colégio Estadual Leônidas Pontes. Os equipamentos beneficiarão modalidades como judô, taekwondo, futsal e karatê.

Meio Ambiente

Mais de R$ 1 milhão foi destinado a projetos ambientais nos municípios de Cornélio Procópio, Florestópolis e Londrina, contribuindo para ações voltadas à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida da população.

Setor Rural

O setor rural recebeu investimentos de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Os recursos foram aplicados na pavimentação de estradas rurais nos municípios de Astorga e Rancho Alegre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Além disso, foram destinados equipamentos e veículos para fortalecer a produção agrícola, incluindo dois veículos utilitários, uma ensiladeira e uma carreta basculante para os municípios de Cornélio Procópio, Florestópolis e Santana do Itararé.

Segurança Pública

Na área da segurança pública, foram destinados R$ 800 mil para a aquisição de veículos destinados às polícias Penal e Científica nas cidades de Jacarezinho e Londrina.

Os recursos também contemplaram a Defesa Civil de Londrina e o Corpo de Bombeiros.

Instituições Filantrópicas

Entidades beneficentes de diversos municípios paranaenses receberam investimentos superiores a R$ 2 milhões. Foram contempladas instituições localizadas em Arapongas, Atalaia, Bom Sucesso, Cambé, Carlópolis, Curitiba, Doutor Camargo, Floresta, Ibiporã, Londrina, Lupionópolis, Maringá, Ribeirão Claro, Santana do Itararé, São José dos Pinhais e Uraí.

Os recursos contribuíram para a manutenção e ampliação dos serviços prestados por essas organizações, garantindo a continuidade de importantes ações sociais desenvolvidas junto à comunidade.

Em 2026, mais R$ 19,8 milhões, por meio de emendas orçamentárias previstas no orçamento do Estado, serão destinados à implantação e operação de 03 salas sensoriais em cada uma das 22 (vinte e duas) Regiões Administrativas do Estado do Paraná.

Com mais de R$ 32,5 milhões destinados em pouco mais de um ano de mandato, Jairo Tamura destaca sua atuação voltada ao fortalecimento dos municípios e ao atendimento das principais demandas da população paranaense.

Ainda em 2026, outras emendas já estão em trâmite.

Com informação da Assessoria do Deputado Estadual Jairo Tamura

Receba notícias no celular Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro de tudo
Entrar no grupo

Recomendados para você
Mais lidas da semana

Publicidade