Desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, em janeiro de 2025, o deputado estadual Jairo Tamura tem direcionado recursos para diferentes setores da sociedade paranaense. Em pouco mais de um ano de mandato, o parlamentar já viabilizou mais de R$ 32,5 milhões em emendas parlamentares, contemplando áreas como saúde, educação, cultura, turismo, esporte, meio ambiente, segurança pública, setor rural e instituições filantrópicas.
A atuação do deputado tem como prioridades o fortalecimento da saúde pública, da educação, da cultura, do setor produtivo rural e das políticas voltadas à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Turismo e Cultura
Em 2025, foram destinados R$ 3,5 milhões para festivais culturais em diversas regiões do Paraná, contribuindo também para o fortalecimento do turismo local. Os recursos contemplaram os municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Assaí, Bandeirantes, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Florestópolis, São Sebastião da Amoreira e Sertaneja.
Já em 2026, o setor recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos.
Educação
A educação recebeu R$ 4 milhões em 2025, por meio de iniciativas como o programa Escola Mais Bonita, instalação de aparelhos de ar-condicionado, aquisição de kits tecnológicos e outras melhorias para a infraestrutura escolar.
Em 2026, mais R$ 1 milhão foi destinado aos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Ibiporã, Uraí, Bom Sucesso, Florestópolis e Curitiba.
Saúde
A área da saúde foi contemplada com quase R$ 4,9 milhões em investimentos. Os recursos foram utilizados na aquisição de veículos e em obras de reforma e melhoria de unidades de saúde nos municípios de Bela Vista do Paraíso, Cornélio Procópio, Floresta, Londrina, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertaneja.
Em 2026, em emendas orçamentárias previstas no orçamento do Estado, mais R$ 20 milhões serão direcionados para hospitais filantrópicos localizados no município de Londrina.
Esporte
O incentivo ao esporte também recebeu atenção especial. Ao todo, foram destinados R$ 2 milhões para ações nos municípios de Londrina, Uraí, Cambé e Rolândia.
Os recursos viabilizaram a aquisição de kits esportivos, a implantação do programa Meu Campinho — com campo de futebol society e quadra poliesportiva — e a cobertura da quadra do Colégio Estadual Leônidas Pontes. Os equipamentos beneficiarão modalidades como judô, taekwondo, futsal e karatê.
Meio Ambiente
Mais de R$ 1 milhão foi destinado a projetos ambientais nos municípios de Cornélio Procópio, Florestópolis e Londrina, contribuindo para ações voltadas à preservação ambiental e à melhoria da qualidade de vida da população.
Setor Rural
O setor rural recebeu investimentos de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Os recursos foram aplicados na pavimentação de estradas rurais nos municípios de Astorga e Rancho Alegre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Além disso, foram destinados equipamentos e veículos para fortalecer a produção agrícola, incluindo dois veículos utilitários, uma ensiladeira e uma carreta basculante para os municípios de Cornélio Procópio, Florestópolis e Santana do Itararé.
Segurança Pública
Na área da segurança pública, foram destinados R$ 800 mil para a aquisição de veículos destinados às polícias Penal e Científica nas cidades de Jacarezinho e Londrina.
Os recursos também contemplaram a Defesa Civil de Londrina e o Corpo de Bombeiros.
Instituições Filantrópicas
Entidades beneficentes de diversos municípios paranaenses receberam investimentos superiores a R$ 2 milhões. Foram contempladas instituições localizadas em Arapongas, Atalaia, Bom Sucesso, Cambé, Carlópolis, Curitiba, Doutor Camargo, Floresta, Ibiporã, Londrina, Lupionópolis, Maringá, Ribeirão Claro, Santana do Itararé, São José dos Pinhais e Uraí.
Os recursos contribuíram para a manutenção e ampliação dos serviços prestados por essas organizações, garantindo a continuidade de importantes ações sociais desenvolvidas junto à comunidade.
Em 2026, mais R$ 19,8 milhões, por meio de emendas orçamentárias previstas no orçamento do Estado, serão destinados à implantação e operação de 03 salas sensoriais em cada uma das 22 (vinte e duas) Regiões Administrativas do Estado do Paraná.
Com mais de R$ 32,5 milhões destinados em pouco mais de um ano de mandato, Jairo Tamura destaca sua atuação voltada ao fortalecimento dos municípios e ao atendimento das principais demandas da população paranaense.
Ainda em 2026, outras emendas já estão em trâmite.
Com informação da Assessoria do Deputado Estadual Jairo Tamura