Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado federal Filipe Barros protocolou no último dia 26, o projeto de lei 2883/2020, que altera o Marco Civil de Internet, de modo a proteger a liberdade de expressão nas redes sociais contra eventuais abusos e perseguições promovidas por provedores de serviços, como Facebook e Twitter.

Uma das mudanças que o projeto executa na legislação é a de impedir que tais plataformas diminuam o alcance das postagens de usuários “por motivos de convicção religiosa, política ou filosófica”.

Nos casos em que houver exclusão de conteúdo ou de conta do usuário, Facebook, Twitter e outros provedores de serviços semelhantes também passariam a ser obrigados a justificar a medida “em linguagem clara, de fácil entendimento e compreensão”, garantindo ao usuário o direito a ampla defesa, dentro da própria plataforma, “por meios intuitivos e de fácil acesso e utilização”.

O projeto também exige dos provedores “a garantia constitucional da liberdade de imprensa”, tratando de forma igualitária os veículos e profissionais do jornalismo que disseminem informações em suas plataformas, sendo vedado tratamento discriminatório contra veículos alternativos, sem fins lucrativos ou de menor projeção.

Segundo o texto, os sites dedicados à checagem de conteúdo também passariam a ser responsabilizados caso acusem determinado conteúdo como falso, mas “não comprovem suficientemente a falsidade da informação divulgada”.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.